Bananinha-do-mato (Bromelia Antiacantha): características e potencialidades em alimentos

Autores

Palavras-chave:

Gastronomia, Gravatá, PANC, Medicina popular, Sustentabilidade,

Resumo

No Brasil, as plantas alimentícias nativas não fazem parte do grupo de alimentos mais consumidos no país e nos dias de hoje estão presentes apenas na culinária de algumas localidades. Entre essas plantas, na região do sul do Rio Grande do Sul, destaca-se a bananinha-do-mato (Bromelia antiacantha). O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura acerca de estudos existentes relacionados à bananinha-do-mato (Bromelia antiacantha) focando no seu potencial alimentar. Atualmente, essa planta tem seu uso popular conhecido no tratamento de doenças, especialmente as do trato respiratório, sendo também fonte de vitaminas e antioxidantes. O fruto já foi testado na fabricação de suco, geleia, farinha e biscoito, mas os estudos ainda são escassos. Neste cenário, encontra-se o potencial de pesquisa da bananinha-do-mato na área de alimentos. Ao fim desta revisão, constata-se a escassez de estudos sobre este fruto, havendo ainda um grande percurso a ser trilhado para conhecer o melhor aproveitamento das potencialidades desta Planta Alimentícia Não Convencional (PANC).

Biografia do Autor

Vanessa Garcia Monteiro, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil

Gastrônoma e Especialista em Ciência dos Alimentos pela UFPel

Tatiane Tavares Fujii, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil

Estudante de Gastronomia pela UFPel

Eliezer Avila Gandra, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil

Engenheiro de Alimentos pela Furg, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela UFPel. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas, Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos

Tatiane Kuka Valente Gandra, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil

Gastrônoma e Engenheira de Alimentos, Especialista em Gastronomia Contemporânea e em Ciência dos Alimentos, Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia em Alimentos. Atualmente sou Professora do quadro efetivo da Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Nutrição, Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.

Downloads

Publicado

16-07-2023

Edição

Seção

Artigos originais