Experiências gastronômicas: um relato de ensino e extensão no sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70051/mangt.v2i2.55076

Palavras-chave:

Gastronomia, Extensão, Ensino, Oficina,

Resumo

O artigo propõe compartilhar experiências extensionistas e suas relações com o ensino de gastronomia. O trabalho parte do relato de experiência de duas oficinas ministradas no evento Fenadoce em junho de 2022. Cozinha regional, autonomia criativa e a conversão de ações de ensino em atividades de extensão são temas que estão em questão no desenvolvimento da proposta. Entre criação e recriação, atividades iniciadas em sala de aula ganham novas complexidades ao serem dirigidas ao modelo de oficinas culinárias. Enquanto ação de ensino, a iniciativa garante a complexificação da formação do aluno. No que diz respeito à extensão, a atividade restitui à comunidade o conhecimento gerado no âmbito universitário, proporcionando trocas e disseminando informações sobre preparos culinários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Rodrigues de Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil

Antropólogo (UFPel 2018), Mestre em Antropologia (PPGAnt/UFPel, 2021), Gastrônomo (UFPel, 2022), Doutorando em Antropologia (PPGAnt/UFPel, 2021-2025).

Downloads

Publicado

17-01-2023

Edição

Seção

Relatos de experiências