“Não é só sobre cozinhar, é sobre pensar a gastronomia!”: a importância formativa do Encontro Regional de Estudantes de Gastronomia

Autores

Palavras-chave:

Gastronomia, Educação, Universidade, Corpo Discente, Organização Política,

Resumo

Em 2016 no Brasil, formou-se um movimento de estudantes de Gastronomia cuja procedência vem dos cursos superiores concentrados na região Nordeste. O Encontro Regional de Estudantes de Gastronomia (EREGASTRO) foi um evento que teve como propósito integrar o corpo estudantil e promover uma maior agência dos estudantes em diversas questões relacionadas à educação. A partir disto, este ensaio tem como objetivo refletir sobre a importância de tal encontro, destacando os seus desdobramentos e contribuições para a formação em Gastronomia. No primeiro momento discutimos os primórdios do movimento e seus motores; no segundo, são apresentados breves relatos sobre os eventos já realizados e seus principais desfechos e em seguida apresentamos alguns desdobramentos do movimento estudantil impulsionados pelo encontro. Concluímos que o grupo responsável pela criação e execução do encontro foi pioneiro nesta área ao organizar o movimento estudantil em Gastronomia. Estes foram responsáveis por protagonizar diversas discussões e ações que ultrapassaram o meio acadêmico e repercutiram de modo abrangente em outras searas do campo, e em especial na educação e formação em Gastronomia.

Biografia do Autor

Túlio Martins de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

Bacharel em Gastronomia (UFRPE); Mestrando em Sociologia (UnB); Docente de Gastronomia (IFSP-Campus Avaré)

Gabriela Brito de Lima Silva, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

Bacharela em Gastronomia (UFBA); Mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde (UFBA; Doutoranda em Nutrição Humana (UnB)

Barbara Cassetari Sugizaki, Universidade de Coimbra (UC), Coimbra, Portugal

Bacharela em Gastronomia (UFC); Mestra em Alimentos e Nutrição (UNESP); Doutoranda em Patrimônios Alimentares: Culturas e Identidades (Universidade de Coimbra)

Downloads

Publicado

17-01-2023

Edição

Seção

Dossiê temático: educação superior em Gastronomia