“Não é só sobre cozinhar, é sobre pensar a gastronomia!”: a importância formativa do Encontro Regional de Estudantes de Gastronomia
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v2i2.55240Palavras-chave:
Gastronomia, Educação, Universidade, Corpo Discente, Organização Política,Resumo
Em 2016 no Brasil, formou-se um movimento de estudantes de Gastronomia cuja procedência vem dos cursos superiores concentrados na região Nordeste. O Encontro Regional de Estudantes de Gastronomia (EREGASTRO) foi um evento que teve como propósito integrar o corpo estudantil e promover uma maior agência dos estudantes em diversas questões relacionadas à educação. A partir disto, este ensaio tem como objetivo refletir sobre a importância de tal encontro, destacando os seus desdobramentos e contribuições para a formação em Gastronomia. No primeiro momento discutimos os primórdios do movimento e seus motores; no segundo, são apresentados breves relatos sobre os eventos já realizados e seus principais desfechos e em seguida apresentamos alguns desdobramentos do movimento estudantil impulsionados pelo encontro. Concluímos que o grupo responsável pela criação e execução do encontro foi pioneiro nesta área ao organizar o movimento estudantil em Gastronomia. Estes foram responsáveis por protagonizar diversas discussões e ações que ultrapassaram o meio acadêmico e repercutiram de modo abrangente em outras searas do campo, e em especial na educação e formação em Gastronomia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Túlio Martins de Oliveira, Gabriela Brito de Lima Silva, Barbara Cassetari Sugizaki
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).