Alimentação e memória: a questão da patrimonialização da culinária regional

Autores

Palavras-chave:

Gastronomia, Memória coletiva, Pertencimento, Comunidade, Patrimonialização.

Resumo

O estudo dos hábitos alimentares e dos processos de patrimonialização permite acessar diversas manifestações de saberes e práticas de cada comunidade e os processos de (re)afirmações da culinária regional. Neste artigo, abordaremos a relação entre alimentação e memória e também como o processo de patrimonializar pratos da gastronomia local podem ser, ou não, influenciadas pela memória ou por questões simplesmente mercadológicas. Questionamo-nos sobre em que medida os processos de patrimonialização alimentar se reportam às memórias, fazeres e saberes particulares da população em questão? Neste texto procuramos compreender os processos de tornar patrimônio de preparações culinárias e para isso utilizamos como exemplo o caso do prato da galinha recheada, no município de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo/RS. Como metodologia, recorreu-se à pesquisa de campo com apoio de entrevistas semiestruturadas realizadas com seis mulheres, com o apoio de diário de campo, documentos oficiais e reportagens. O método de análise dos documentos narrativas de memória se baseou na Análise Textual Discursiva. Ao explorar a riqueza de informações das narrativas e documentos, foi possível compreender que as identidades e os patrimônios culturais podem não responder aos discursos mercadológicos, e sim aos modos de ser, viver das comunidades, mediatizados pela memória como um dispositivo de práxis popular.

Biografia do Autor

Everton Luiz Simon, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Técnologo em Gastronomia;

Mestre em Desenvolvimento Regional. Doutor em História.

Pós doutorando em Direitos Humanos e políticas públicas na PUCPR.

Alini Luza Morais, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Pesquisadora no Projeto de pesquisa Educação, Trabalho e Alimentação: saberes, práticas e políticas em espaços não escolares e integrante do Grupo de pesquisa/CNPq Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Decoloniais, mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGEdu/UNISC), com bolsa PROSUC/CAPES. E-mail:luzaalini@gmail.com

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Publicado

16-07-2023

Edição

Seção

Artigos originais