Bolo de aniversário com audiodescrição: acessibilidade e comensalidade para pessoas com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i1.58036Palavras-chave:
Audiodescrição, Bolo de aniversário, Pessoas com deficiência visual., Gastronomia, AcessibilidadeResumo
O bolo de aniversário é um elemento simbólico do ritual gastronômico que perpassa gerações e culturas. Com o objetivo de investigar a relevância deste produto na vida de pessoas com deficiência visual, abordando a a acessibilidade na gastronomia, realizou-se uma pesquisa de campo por meio de um questionário semiestruturado seguido de entrevistas projetivas. As histórias e memórias sobre o bolo associado aos próprios aniversários demonstraram a relevância deste elemento gastronômico na vida das trinta e três pessoas com deficiência visual que participaram do estudo. As quais, apesar do conhecimento sobre a audiodescrição (AD), jamais haviam tido acesso à AD aplicada a bolos de aniversário e, após conhecerem, enfatizaram o potencial informativo deste recurso. Assim, sugerimos que o recurso passe a ser aplicado para promoção da acessibilidade comunicacional e para o conhecimento e identificação não somente de bolos de aniversário, mas de diversos outros produtos, para além dos gastronômicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliana Féres Castelo, Verônica de Andrade Mattoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).