¿Son las cervecerías para todos? una investigación sobre el mercado laboral cervecero en paraiba a la luz del género

Autores/as

Palabras clave:

Gastronomía, Género, Mercado cervecero, Mercado de trabajo, Paraíba

Resumen

¡La industria alimentaria é marcada por el género! Estigma también es evidente en el mercado cervecero frente a divergencias sociales, como la histórica retirada forzada de las mujeres de la producción, la asignación de la elaboración de la cerveza a la responsabilidad y dominación masculina en este campo, las pocas mujeres cerveceras. El objetivo es analizar las cuestiones de género en las cervecerías paraibanas registradas en el MAPA, como empleadoras y empleadas, identificar la presencia y ocupación de minorías sociales, cuantificar y elaborar un perfil panorámico actual. Esta es una investigación cuantitativa, de carácter básico, con finalidad exploratoria, bibliográfica y de campo, cuyo instrumento de recolección fue un cuestionario electrónico. La encuesta in situ utilizó un muestreo de bola de nieve de las cervecerías registradas en el Estado. Los datos fueron sistematizados y analizados teniendo en cuenta los marcadores culturales expuestos. Así, la fuerza social está compuesta por: 80% hombres cis blancos heterosexuales y 20% mujeres cis, morenas e indígenas heterosexuales. En cuanto al género de la fuerza de trabajo: 78% hombres cis, 16% mujeres cis y 6% no identificados.

Biografía del autor/a

Antonio Agaildes Sampaio Ferreira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil

Estudante de Bacharelado em Gastronomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR). Sommelier de Cervejas pelo Instituto CERES de Educação Cervejeira (Instituto CERES) e SENAC - PE. Experiência na área administrativa-contábil e gestão na área de gastronomia, com ênfase no atendimento ao cliente, preparação de coquetéis e drinques, e sommelieria de cervejas. Interesse em pesquisa na área de história da alimentação, produção cervejeira, memória gastronômica, harmonizações com comidas e cervejas, economia e finanças que envolvem o mercado gastronômico, gênero e raça na gastronomia e no mercado cervejeiro, e afins.

Ademilson Bezerra Teixeira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil

Licenciando no Curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa - PB. Técnico em Agroindústria formado pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN-CCHSA-UFPB), em Bananeiras - PB, com foco em Rotulagem, Análise Sensorial e Projetos Agroindustriais. 

Valéria Louise de A. Maranhão Saturnino Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil

Professora do Departamento de Gastronomia / CTDR da Universidade Federal da Paraíba - UFPB desde maio de 2016. Doutora em Administração / Finanças (2017) e Mestre em Administração / Finanças (2013) pelo PROPAD/UFPE. Especialista em Finanças e Controladoria pela FSH (2011) e Bacharel em Administração pela UFPE (2009), tendo obtido a Láurea Universitária (Média de 8,96). Tem mais de dez anos de experiência em docência do ensino superior. É Co-Fundadora do canal do YouTube FinTube, sobre Finanças Pessoais e Corporativas. Tem experiência profissional e de consultoria nas áreas de Administração Financeira, Educação Financeira, Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos. Tem interesse em pesquisas nas áreas de Educação, Educação Financeira, Gestão de Pessoas e Finanças Aplicadas a Setores Específicos. 

Publicado

2024-02-29

Número

Sección

Artigos originais