Cervejarias são para todes? uma investigação sobre o mercado de trabalho cervejeiro paraibano à luz de gênero

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.70051/mangt.v3i2.61245

Mots-clés :

Gastronomia, Gênero, Mercado cervejeiro, Mercado de trabalho, Paraíba.

Résumé

O ramo da alimentação é marcado por gênero! Este estigma é evidente, inclusive, no mercado cervejeiro frente às divergências sociais, como o histórico afastamento forçado de mulheres da produção, uma destinação da fabricação de cerveja à responsabilidade masculina e à sua dominação neste campo, as poucas mulheres fabris, etc. Objetiva-se constatar as questões de Gênero nas Cervejarias Paraibanas registradas no MAPA, tanto na posição de empregador/a quanto de colaborador/a, identificar a presença e ocupação de minorias sociais, quantificando-as e traçar um atual perfil panorâmico. Esta pesquisa é quantitativa, de natureza básica, objetivo exploratório, procedimento bibliográfico e de campo, com instrumento de coleta via questionário eletrônico. Na pesquisa in loco, toma-se como amostragem a snowball iniciada com as cervejarias registradas no Estado. Os dados foram sistematizados e analisados levando em consideração os marcadores culturais expostos. Assim, a força social é composta por: 80% de homens cis brancos heterossexuais, e 20% de mulheres cis, parda e indígena, heterossexuais. Quanto ao gênero da força laboral: 78% são homens cis, 16% são mulheres cis e 6% sem identificação.

Bibliographies de l'auteur

Antonio Agaildes Sampaio Ferreira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil

Estudante de Bacharelado em Gastronomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR). Sommelier de Cervejas pelo Instituto CERES de Educação Cervejeira (Instituto CERES) e SENAC - PE. Experiência na área administrativa-contábil e gestão na área de gastronomia, com ênfase no atendimento ao cliente, preparação de coquetéis e drinques, e sommelieria de cervejas. Interesse em pesquisa na área de história da alimentação, produção cervejeira, memória gastronômica, harmonizações com comidas e cervejas, economia e finanças que envolvem o mercado gastronômico, gênero e raça na gastronomia e no mercado cervejeiro, e afins.

Ademilson Bezerra Teixeira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil

Licenciando no Curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa - PB. Técnico em Agroindústria formado pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN-CCHSA-UFPB), em Bananeiras - PB, com foco em Rotulagem, Análise Sensorial e Projetos Agroindustriais. 

Valéria Louise de A. Maranhão Saturnino Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil

Professora do Departamento de Gastronomia / CTDR da Universidade Federal da Paraíba - UFPB desde maio de 2016. Doutora em Administração / Finanças (2017) e Mestre em Administração / Finanças (2013) pelo PROPAD/UFPE. Especialista em Finanças e Controladoria pela FSH (2011) e Bacharel em Administração pela UFPE (2009), tendo obtido a Láurea Universitária (Média de 8,96). Tem mais de dez anos de experiência em docência do ensino superior. É Co-Fundadora do canal do YouTube FinTube, sobre Finanças Pessoais e Corporativas. Tem experiência profissional e de consultoria nas áreas de Administração Financeira, Educação Financeira, Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos. Tem interesse em pesquisas nas áreas de Educação, Educação Financeira, Gestão de Pessoas e Finanças Aplicadas a Setores Específicos. 

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Publiée

2024-02-29

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Artigos originais