Caracterização dos cardápios de meios de hospedagem quanto à oferta de opções para pessoas com alergias e intolerâncias alimentares
DOI :
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i1.56078Mots-clés :
gastronomia para fins especiais, cardápios digitais, segurança do alimento, serviços de alimentaçãoRésumé
O presente trabalho buscou investigar a disponibilidade de opções para pessoas com alergias alimentares e/ou intolerâncias alimentares nos cardápios dos meios de hospedagem em canais online. Foram encontrados 16 cardápios, por meio de busca remota nos principais sites de reservas. Sobre o número de opções de alimentos e bebidas presentes nesses menus verificou-se ampla variedade de alimentos e bebidas (1441 opções de alimentos e 1167 de bebidas), sendo 224 opções de alimentos e uma de bebida sem alérgenos; nove restaurantes inseriram ícones com informações para pessoas com alergias ou intolerâncias alimentares em seus cardápios. Tais conteúdos podem evitar a exposição do consumidor aos alimentos causadores de alergias ou intolerâncias alimentares, pois possibilitam a identificação de alérgenos nas opções do cardápio. Observou-se a necessidade de adequações nos serviços de alimentação para pessoas que demandam uma alimentação diferenciada, e a criação de processos para garantir a segurança do alimento desse público, bem como informá-lo sobre as composições dos pratos e bebidas.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Elga Batista da Silva, Anderson Campêlo Marques 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).