Monopólio, Carestia e “Carne Virada”: A notícia de um protesto popular na Baixa dos Sapateiros no ano de 1919

Auteurs

  • Elenilson Da Silva Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil
  • Vilson Caetano De Sousa Junior Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8112-6582

DOI :

https://doi.org/10.70051/mangt.v4i1.57318

Mots-clés :

Carne, Gastronomia, História, Abastecimento, Cultura Alimentar.

Résumé

A carne é um gênero alimentício presente com frequência na mesa dos soteropolitanos. O consumo se estende da colônia ao império, transcendendo a república e permanecendo até os dias atuais. Muitos desafios foram enfrentados pelo povo para garantir carne de qualidade na mesa. O presente artigo traz parte desta história, no episódio onde os soteropolitanos tiveram que enfrentar uma tentativa de venda de carne deteriorada na Baixa dos Sapateiros no ano de 1919. Através da análise documental abordaremos questões sobre o abastecimento da cidade, legislação e outros assuntos correspondentes à venda de carne bovina neste período.

Bibliographies de l'auteur

Elenilson Da Silva Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil

Gastronomia, Ciência do Alimento e História da alimentação

Vilson Caetano De Sousa Junior, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Comunicação e Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Pós doutor em Antropologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (UNESP). Pesquisador no Grupo de Pesquisas em Relações Raciais, Memória, Identidade e Imaginário da PUC-SP. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase nos seguintes temas: populações afro-brasileiras, comunidades e povos tradicionais e alimentação.

Téléchargements

Publiée

2024-07-29

Numéro

Rubrique

Artigos originais