Desafios e oportunidades da pesquisa científica em Gastronomia no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i1.62739Mots-clés :
Gastronomia, Turismo e hospitalidade, Pesquisa científicaRésumé
Esta pesquisa teve como objetivo examinar os desafios e oportunidades para o amadurecimento do campo científico da Gastronomia a partir da sua interface com o campo científico do Turismo & Hospitalidade (T&H) no Brasil. Para tanto, entrevistas foram conduzidas com pesquisadores expoentes dessa interface. Os principais resultados, analisados a partir de uma ótica bourdiesiana, apontaram a presença de forças de pressão antagônicas, denominadas como “forças de dominação” e “forças heréticas”, que restringem ou estimulam o amadurecimento da Gastronomia enquanto um campo científico próprio e mais autônomo em relação ao T&H. As principais “forças de dominação” recaíram na constatada dependência das estruturas epistemológicas e formais que o campo científico do T&H oferece e nas deficiências teórico-metodológicas e incoerências conceituais. Entre as principais “forças heréticas” estão a proposição de curso de mestrado em Gastronomia, a criação de revistas científicas especializadas, o crescimento da comunidade científica e a amplitude desse campo. Como principais contribuições, essa pesquisa sugere algumas proposições visando o amadurecimento do campo científico da Gastronomia.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Rafael Cunha Ferro 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).