Política na cozinha: o lugar da cozinha na retórica política
Parole chiave:
Gastronomia, Cozinha, Política, Análise Retórica, Pentad de Burke,Abstract
Este trabalho conjuga dois vocábulos - política e cozinha - que nem sempre partilharam a mesma frase, pelo menos, com a frequência que hoje assistimos na comunicação social. É notória a atração das celebridades pela cozinha, fenómeno que se iniciou no século XX e se expandiu em larga escala neste milénio. A classe política captou o alcance discursivo (verbal e não verbal) do universo culinário. Assistimos a políticos que discursam na cozinha ou participam em programas de grande audiência partilhando uma receita e segredos da vida doméstica. Interrogamo-nos por que razão vestiu a política o avental. Que mensagens se cozinham no caldeirão político e serão os eleitores sensíveis a esta persuasão? Partindo destas questões, estudamos o lugar da cozinha na retórica política, aplicando uma metodologia de análise baseada no dramatismo de K. Burke, aos cinco casos selecionados na comunicação social portuguesa e estrangeira. Concluímos que a cozinha enquanto espaço físico, bem como o universo culinário de forma geral, são um cenário e um meio poderoso para a retórica política, havendo, contudo, sinais de que a audiência pode não tolerar o uso recorrente desse recurso por parte dos políticos.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).