Práticas de comensalidade de jovens universitários chineses: um relato de experiência nas cantinas da Universidade Jiao Tong de Xangai
Parole chiave:
Gastronomia, Comensalidade, China, Cantinas universitárias, Jovens chineses,Abstract
A comensalidade envolve rituais e normas estruturados em cada cultura. Este relato de experiência explora as práticas de comensalidade de estudantes chineses em cantinas universitárias do campus Xuhui da Shanghai Jiao Tong University. Os estudantes eram participantes, junto com a autora principal, de um programa de intercâmbio realizado em 2016 na cidade de Xangai, na China. Foram utilizados como técnicas de coleta de dados no campo a observação participante e questionários com perguntas abertas, que foram analisados à luz da literatura sobre o tema. Após as análises, constatou-se que os sujeitos de pesquisa possuem forte respeito e apreço pela comida chinesa, utilizando a refeição como forma de estabelecer e de fortalecer laços de amizade. Além disso, verificou-se que eles se sentem à vontade para realizar escolhas de gosto e individuais, mesmo indo de encontro às normas culturais estabelecidas. Por fim, foi possível identificar muitas semelhanças com as experiências vivenciadas pela autora principal enquanto aluna em sua universidade brasileira de origem.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).