Tradição e culinária na Estação das Docas, Belém (PA)
Parole chiave:
Gastronomia, Tradição, Patrimônio cultural imaterial, Comida típica, Comida indígena,Abstract
O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar a presença de insumos típicos e técnicas de preparo originais nas elaborações comercializadas por restaurantes localizados em um complexo turístico e cultural de Belém do Pará. Para tanto, utiliza-se a revisão de literatura para fundamentação teórica e aplica-se uma entrevista semiestruturada, com seis chefs de cozinha de restaurantes típicos localizados na Estação das Docas. A partir da análise das entrevistas à luz da literatura, observa-se as características de tradição presentes nos ingredientes, nas técnicas, no modo de fazer e mesmo no modo de comer em pratos comercializados pelos estabelecimentos. Por fim, identifica-se que, mesmo com as características de tradição, os pratos foram adaptados frente ao contexto histórico com respeito a legislação ambiental e aos avanços tecnológicos. Por conta da dificuldade em acesso a informações, observa-se que o estado do Pará carece de pesquisas relacionadas aos atrativos turísticos. Além disso, faz-se necessário o registro patrimonial de comidas paraenses a fim de preservá-las e perpetuá-las ao longo dos anos.
##submission.downloads##
##submission.additionalFiles##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).