O que é alimentação sustentável no Brasil? Acesso, saúde e reconhecimento como aspectos relevantes para atores institucionais do sistema alimentar. Uma pesquisa de campo
Parole chiave:
Gastronomia, Consumo sustentável de alimentos, Alimentação sustentável, Sistema alimentar brasileiro, Consumo éticoAbstract
O artigo apresenta resultados de pesquisa qualitativa sobre consumo sustentável de alimentos, compreendendo levantamento bibliográfico e análise de 30 entrevistas com atores representantes de setores-chave do sistema alimentar do país, buscando identificar a forma como entendem o consumo sustentável de alimentos. Os resultados demonstram que a concepção de sustentabilidade na alimentação se apoia principalmente em três discursos, não excludentes: acesso, saúde e re-conhecimento. O consumo sustentável na alimentação ocorre na medida em que todos os brasileiros tenham acesso a alimentos saudáveis diariamente, em termos de distribuição, qualidade e preço e está associada tanto à valorização da cultura alimentar tradicional quanto a desafios de acesso à informação sobre os alimentos. As descobertas da pesquisa fornecem elementos para o debate sobre políticas públicas e estratégias de produção e distribuição de alimentos e aprimoram nossa compreensão sobre o conceito de consumo sustentável de alimentos em meio às práticas cotidianas, discursos e contextos institucionais no Brasil.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).