O fenômeno da comensalidade e suas funções sociais: uma discussão preliminar
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v3i1.53745Parole chiave:
Gastronomia, Comensalidade, Hospitalidade, Funções sociaisAbstract
A comensalidade é comumente descrita como o ato de comer juntos/com outros, de compartilhar a mesa ou uma refeição ou comer e beber juntos ao redor da mesma mesa. Apesar de estar associada à saciação de uma necessidade fisiológica, a comensalidade não é um ato mecânico, tendo em vista os diferentes significados e funções sociais que pode assumir. Este artigo tem como objetivo geral identificar, a partir da literatura acadêmica vigente, as principais funções sociais desempenhadas pela comensalidade. Ele foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica narrativa baseada nas contribuições de Georg Simmel ([1910], 2004), Claude Grignon (2001), Jean-Jacques Boutaud ([2004], 2011), Henrique Carneiro (2005), Leonardo Boff (2006) e Claude Fischler (2011). A análise permitiu identificar 21 funções sociais da comensalidade, que, sob a perspectiva da força socializadora da comensalidade e da função geral de estruturação dos grupos sociais, puderam ser condensadas em seis funções principais, com destaque para a criação e fortalecimento de vínculos sociais.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes-Minasse
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).