Diálogos interculturais na gastronomia França-Brasil através das criações e da formação da Chef Morena Leite
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i1.60733Parole chiave:
Gastronomia, Identidade, França-BrasilAbstract
O presente artigo é reflexo da pesquisa realizada no plano de trabalho Diálogos Interculturais na Gastronomia França – Brasil através da formação e das criações da “chef” Morena Leite, pertencente ao amplo projeto de pesquisa Diálogos Interculturais França-Brasil através da formação e das criações dos seus “chefs”. orientado pela Drª Rita Maria Ribeiro Bessa em linguística do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, com apoio do PIBIC/FAPESB, que teve seu início em setembro/2021 e que propõe uma reflexão sobre os possíveis confrontos e diálogos entre a teoria e a prática gastronômica francesa, adquirida por chefs brasileiros cujas formações culinárias foram na França. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-interpretativista. As discussões feitas a partir das análises das receitas da chef referenciada com formação em cozinha clássica francesa tem importância relevante para compreender mais sobre os traços culturais e identitários que marcam as receitas analisadas em seus dois livros autorais LEITE, Morena. Brésil: sons et saveurs (2005) e LEITE, Morena. Mistura Morena Cozinha Tropical Brasileira (2014), além de levantar discussões acerca de temas como: identidade, diálogos culturais e diversidade e de discutir sobre a ideia de nacionalidade e de interculturalidade através das obras de Massimo Montanari e Stuart Hall Comida como cultura (MONTANARI, 2013) e A identidade na pós modernidade (HALL, 2020) respectivamente. Sendo assim, foi possível analisar que Morena Leite é uma chef que valoriza a interculturalidade gastronômica que ultrapassa a francesa-brasileira, apesar da formação clássica francesa, trazendo, assim, contribuições importantes para este estudo.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Beatriz Marques Campos
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).