Ponto de vista teórico-metodológico: aproximações da semiótica com a Gastronomia
Palavras-chave:
Gastronomia, Semiótica, Ensino.Resumo
A Gastronomia, como campo científico, dialoga com uma miríade de teorias e metodologias, cujo interesse se volta ao objeto gastronômico. A alimentação e a culinária, entendidas como manifestações gastronômicas por excelência, são observadas por diversas áreas do saber em sentido multi e interdisciplinar, seja nos currículos dos cursos de graduação, seja no âmbito da pesquisa e da extensão. O presente trabalho dá seguimento à tradição de diálogo científico da Gastronomia, mas adiciona o ponto de vista teórico-metodológico da semiótica discursiva de linha greimasiana ao universo das disciplinas afeitas à Gastronomia. Como uma teoria da significação e do discurso, a semiótica preocupa-se com a descrição das estratégias de produção de sentido. Nesse sentido, a maneira de montar uma mesa e receber os hóspedes, o empratamento da comida, o modelo de negócio de um restaurante e tantas outras formas de expressão cultural da Gastronomia podem ser analisadas por seu instrumental. O trabalho reúne breves aproximações de alguns dos principais conceitos da semiótica com o objeto gastronômico, além de oferecer indicações de leitura de aprofundamento e exemplos práticos, de amplo reconhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).