EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOCUMENTOS NACIONAIS

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Nancy Nonato de Lima Alves
Ivone Garcia Barbosa
Núbia Souza Barbosa Ribeiro

Resumo

O artigo resulta da pesquisa “Educação para as relações étnico-raciais na educação infantil: o que revelam os projetos político-pedagógicos das instituições educacionais”, vinculada ao projeto “Políticas Públicas e Educação da Infância em Goiás: história, concepções, projetos e práticas”. Apresenta reflexões acerca da documentação educacional para a educação das relações étnico-raciais, no período de 1990-2014. Constata-se a ênfase no papel da Educação Infantil no combate político e pedagógico das discriminações. Entretanto, persistem desafios conceituais e operacionais para materialização da legislação, abarcando acesso, formação de professores, produção e divulgação de materiais pedagógicos, e, sobretudo, superação de concepções racistas e preconceituosas presentes na sociedade brasileira. 

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Nancy Nonato de Lima Alves, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora da Faculdade de Educação, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educacão em Diferentes Contextos (NEPIEC)

Ivone Garcia Barbosa, Universidade Federal de Goiás

Professora da Faculdade de Educação, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora geral do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educacão em Diferentes Contextos (NEPIEC)

Núbia Souza Barbosa Ribeiro, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educacão em Diferentes Contextos (NEPIEC). Bolsista de iniciação científica com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

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