EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOCUMENTOS NACIONAIS

Nancy Nonato de Lima Alves, Ivone Garcia Barbosa, Núbia Souza Barbosa Ribeiro

Resumo


O artigo resulta da pesquisa “Educação para as relações étnico-raciais na educação infantil: o que revelam os projetos político-pedagógicos das instituições educacionais”, vinculada ao projeto “Políticas Públicas e Educação da Infância em Goiás: história, concepções, projetos e práticas”. Apresenta reflexões acerca da documentação educacional para a educação das relações étnico-raciais, no período de 1990-2014. Constata-se a ênfase no papel da Educação Infantil no combate político e pedagógico das discriminações. Entretanto, persistem desafios conceituais e operacionais para materialização da legislação, abarcando acesso, formação de professores, produção e divulgação de materiais pedagógicos, e, sobretudo, superação de concepções racistas e preconceituosas presentes na sociedade brasileira. 


Palavras-chave


Educação Infantil. Relações étnico-raciais. Legislação

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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i22.2969

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