Abstract
Este artigo tem por objetivo discutir um levantamento bibliográfico realizado no Catálogo de Teses & Dissertações Capes, sobre as dissertações produzidas entre 2017 e 2023 que problematizem o ser docente de língua inglesa, identidades docentes e políticas educacionais. Para tal, apresenta-se um estado do conhecimento realizado durante o mestrado profissional com efeitos no doutorado, a fim de problematizar discussões com os achados da pesquisa. Na metodologia, utiliza-se um levantamento bibliográfico que apresenta como resultado que a especificidade de
professores(as) de inglês é pouco investigada na grande área de conhecimento ciências humanas, na área da educação, de acordo com os descritores elencados. A pequena quantidade de dissertações produzidas informa a relevância social deste tipo de pesquisa aplicada para que exista um olhar específico para a área das letras/inglês.
Palavras-chave: Identidades docentes; Políticas educacionais; Professores(as) de inglês.
References
ANDRADE, L. M. de. Educação e profissionalização no serviço público: a experiência da UFRGS com a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (2006-2019). (2021). [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. LUME. Educação e profissionalização no serviço público: a experiência da UFRGS com a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (2006-2019).
BAHURY, M. (2017). O discurso do futuro professor de inglês na contemporaneidade: marcas e implicações em sua constituição identitária. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Maranhão]. TEDE. Teses e Dissertações: O discurso do futuro professor de inglês na contemporaneidade: marcas e implicações em sua construção identitária (ufma.br)
BAUMAN, Z. (2001). Modernidade líquida. Zahar.
BORGES, T. Por um sentir crítico: um olhar feminista interseccional sobre a socioconstrução de identidades sociais de gênero, raça/etnia e classe de professoras de línguas. [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro]. Microsoft Word - 1512051_2017_Completo.docx (puc-rio.br)
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. Constituição (planalto.gov.br)
COELHO, B. P. M. et al. (2023). Práticas educativas e trabalho docente no Brasil em tempos pandêmicos. Revista Contemporânea de Educação, V. 18, N. 41, 346-367. Práticas educativas e trabalho docente no Brasil em tempos pandêmicos | Miranda | Revista Contemporânea de Educação (ufrj.br)
ENNES, M.; MARCON, F. (2014). Das identidades aos processos identitários: repensando conexões entre cultura e poder. Sociologias, Porto Alegre, ano 16, n. 35, jan./abr., p. 274-305. Identities and identity processes: rethinking connections between culture and power (scielo.br)
FERREIRA, N. (2002) .As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Ago/, 257-272.. Rev79_06REV&SINT (scielo.br)
FISTAROL, C. (2018). Letramentos acadêmicos no curso de letras: práticas em inglês na voz de licenciandas. [Dissertação de Mestrado, Universidade Regional de Blumenau]. BDTD. Descrição: Letramentos acadêmicos no curso de letras : práticas em inglês na voz de licenciandas / (ibict.br)
GARCIA, M.; HYPOLITO, Á.; VIEIRA, J. (2005). As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./abr.
GIL, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas.
GUARDA, L. A. (2022). Constituindo-se professor de língua estrangeira: experiências de formação inicial no PELT (Projeto de Ensino de Línguas de Tarumã. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho]. UNESP. Constituindo-se professor de língua estrangeira: experiências de formação inicial no PELT (Projeto de Ensino de Línguas de Tarumã) (unesp.br)
HALL, S. (2006). Identidades Culturais na pós modernidade. DP&A.
LOPES, B. (2018). Inserção profissional docente na educação básica e no ensino superior: o caso de uma professora de inglês. [Dissertação Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. UFRJ. Itens: Inserção profissional docente na educação básica e no ensino superior: / (ufrj.br)
MACEDO, M. R. da C. (2022). Processos de subjetivação docente: sentidos de ser professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental. [Dissertação Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. BDTD. BDTD: Processos de subjetivação docente: sentidos de ser professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental (uerj.br)
MEIRA, R. (2017). A constituição de saberes pedagógicos por bacharéis atuantes nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. [Dissertação Mestrado, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia]. UESB. A-constituição-de-saberes-pedagógicos-por-bacharéis-atuantes-nos-cursos-técnicos-integrados-ao-Ensino-Médio.pdf (uesb.br)
MOURA, Sandra. (2017). “A gente aprende pra caramba” Movência de sentidos: discurso, estágio, identidades docentes. [Dissertação Mestrado, Universidade Federal do Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. LUME A gente aprende pra caramba! Movências de sentidos : discurso, estágio, identidades docentes (ufrgs.br)
NARVAZ, M.; SANT’ANNA, S.; TESSELER, F. (2013). Gênero e educação de jovens e adultos: a histórica exclusão das mulheres dos espaços de saber-poder. Diálogo, n. 23, p. 93-104. http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialog
OLIVEIRA, G. F. (2018). A sociedade do desempenho e suas urgências. Horizontes. Antropológicos, Porto Alegre, ano 24, n. 52, p. 375-382, set./dez.
PÊCHEUX, M. (2008). O discurso: estrutura ou acontecimento. Pontes.
PEREIRA, L. D. S. (2018). Crise nas licenciaturas e a luta pela educação no Brasil. Navegando Publicações.
PIOVEZANI, C.; SARGENTINI, V. Legados de Michel Pêcheux: inéditos em Análise do discurso. Contexto.
ROMANOWSKI, J.; ENS, R. (2006). As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação: Researches appointed as "state of art"in education. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. AS PESQUISAS DENOMINADAS DO TIPO “ESTADO DA ARTE” EM EDUCAÇÃO | Revista Diálogo Educacional (pucpr.br)
XXXXX. XXXXX (2022). [Dissertação de Mestrado]. XXXXX
SILVA, R. (2020). Uso das metodologias ativas no ensino da língua inglesa: um estudo de caso. [Dissertação de Mestrado, Universidade Metodista de São Paulo]. UFRN. Usometodologiasativas_Silva_2022.pdf (ufrn.br)
SILVEIRA, V. (2018). “Eu sou a escola” Temporalidades e tensões: o discurso docente e seus rumores. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. LUME. 001091647.pdf (ufrgs.br)
SOUZA, G. (2017). Construção identitária do professor de Inglês de escola pública em um curso de formação linguística. [Dissertação Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. PUCSP. REPOSITORIO PUCSP: Construção identitária do professor de Inglês de escola pública em um curso de formação linguística
TARDIF, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. Vozes.
ZAWASKI, T. (2019). A autobiografia no processo de constituição docente: reflexões sobre “ser” professor do ensino médio. [Dissertação Mestrado, Universidade La Salle]. Unilasalle. tpzawaski.pdf (unilasalle.edu.br)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Revista Contemporânea de Educação