Estado do conhecimento: identidades docentes de professoras de inglês
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Identidades docentes Políticas educacionais
Professores(as) de inglês.

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir um levantamento bibliográfico realizado no Catálogo de Teses & Dissertações Capes, sobre as dissertações produzidas entre 2017 e 2023 que problematizem o ser docente de língua inglesa, identidades docentes e políticas educacionais. Para tal, apresenta-se um estado do conhecimento realizado durante o mestrado profissional com efeitos no doutorado, a fim de problematizar discussões com os achados da pesquisa. Na metodologia, utiliza-se um levantamento bibliográfico que apresenta como resultado que a especificidade de
professores(as) de inglês é pouco investigada na grande área de conhecimento ciências humanas, na área da educação, de acordo com os descritores elencados. A pequena quantidade de dissertações produzidas informa a relevância social deste tipo de pesquisa aplicada para que exista um olhar específico para a área das letras/inglês.
Palavras-chave: Identidades docentes; Políticas educacionais; Professores(as) de inglês.

 

PDF (Português (Brasil))

Citas

ANDRADE, L. M. de. Educação e profissionalização no serviço público: a experiência da UFRGS com a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (2006-2019). (2021). [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. LUME. Educação e profissionalização no serviço público: a experiência da UFRGS com a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (2006-2019).

BAHURY, M. (2017). O discurso do futuro professor de inglês na contemporaneidade: marcas e implicações em sua constituição identitária. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Maranhão]. TEDE. Teses e Dissertações: O discurso do futuro professor de inglês na contemporaneidade: marcas e implicações em sua construção identitária (ufma.br)

BAUMAN, Z. (2001). Modernidade líquida. Zahar.

BORGES, T. Por um sentir crítico: um olhar feminista interseccional sobre a socioconstrução de identidades sociais de gênero, raça/etnia e classe de professoras de línguas. [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro]. Microsoft Word - 1512051_2017_Completo.docx (puc-rio.br)

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. Constituição (planalto.gov.br)

COELHO, B. P. M. et al. (2023). Práticas educativas e trabalho docente no Brasil em tempos pandêmicos. Revista Contemporânea de Educação, V. 18, N. 41, 346-367. Práticas educativas e trabalho docente no Brasil em tempos pandêmicos | Miranda | Revista Contemporânea de Educação (ufrj.br)

ENNES, M.; MARCON, F. (2014). Das identidades aos processos identitários: repensando conexões entre cultura e poder. Sociologias, Porto Alegre, ano 16, n. 35, jan./abr., p. 274-305. Identities and identity processes: rethinking connections between culture and power (scielo.br)

FERREIRA, N. (2002) .As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Ago/, 257-272.. Rev79_06REV&SINT (scielo.br)

FISTAROL, C. (2018). Letramentos acadêmicos no curso de letras: práticas em inglês na voz de licenciandas. [Dissertação de Mestrado, Universidade Regional de Blumenau]. BDTD. Descrição: Letramentos acadêmicos no curso de letras : práticas em inglês na voz de licenciandas / (ibict.br)

GARCIA, M.; HYPOLITO, Á.; VIEIRA, J. (2005). As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./abr.

GIL, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas.

GUARDA, L. A. (2022). Constituindo-se professor de língua estrangeira: experiências de formação inicial no PELT (Projeto de Ensino de Línguas de Tarumã. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho]. UNESP. Constituindo-se professor de língua estrangeira: experiências de formação inicial no PELT (Projeto de Ensino de Línguas de Tarumã) (unesp.br)

HALL, S. (2006). Identidades Culturais na pós modernidade. DP&A.

LOPES, B. (2018). Inserção profissional docente na educação básica e no ensino superior: o caso de uma professora de inglês. [Dissertação Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. UFRJ. Itens: Inserção profissional docente na educação básica e no ensino superior: / (ufrj.br)

MACEDO, M. R. da C. (2022). Processos de subjetivação docente: sentidos de ser professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental. [Dissertação Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. BDTD. BDTD: Processos de subjetivação docente: sentidos de ser professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental (uerj.br)

MEIRA, R. (2017). A constituição de saberes pedagógicos por bacharéis atuantes nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. [Dissertação Mestrado, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia]. UESB. A-constituição-de-saberes-pedagógicos-por-bacharéis-atuantes-nos-cursos-técnicos-integrados-ao-Ensino-Médio.pdf (uesb.br)

MOURA, Sandra. (2017). “A gente aprende pra caramba” Movência de sentidos: discurso, estágio, identidades docentes. [Dissertação Mestrado, Universidade Federal do Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. LUME A gente aprende pra caramba! Movências de sentidos : discurso, estágio, identidades docentes (ufrgs.br)

NARVAZ, M.; SANT’ANNA, S.; TESSELER, F. (2013). Gênero e educação de jovens e adultos: a histórica exclusão das mulheres dos espaços de saber-poder. Diálogo, n. 23, p. 93-104. http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialog

OLIVEIRA, G. F. (2018). A sociedade do desempenho e suas urgências. Horizontes. Antropológicos, Porto Alegre, ano 24, n. 52, p. 375-382, set./dez.

PÊCHEUX, M. (2008). O discurso: estrutura ou acontecimento. Pontes.

PEREIRA, L. D. S. (2018). Crise nas licenciaturas e a luta pela educação no Brasil. Navegando Publicações.

PIOVEZANI, C.; SARGENTINI, V. Legados de Michel Pêcheux: inéditos em Análise do discurso. Contexto.

ROMANOWSKI, J.; ENS, R. (2006). As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação: Researches appointed as "state of art"in education. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. AS PESQUISAS DENOMINADAS DO TIPO “ESTADO DA ARTE” EM EDUCAÇÃO | Revista Diálogo Educacional (pucpr.br)

XXXXX. XXXXX (2022). [Dissertação de Mestrado]. XXXXX

SILVA, R. (2020). Uso das metodologias ativas no ensino da língua inglesa: um estudo de caso. [Dissertação de Mestrado, Universidade Metodista de São Paulo]. UFRN. Usometodologiasativas_Silva_2022.pdf (ufrn.br)

SILVEIRA, V. (2018). “Eu sou a escola” Temporalidades e tensões: o discurso docente e seus rumores. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. LUME. 001091647.pdf (ufrgs.br)

SOUZA, G. (2017). Construção identitária do professor de Inglês de escola pública em um curso de formação linguística. [Dissertação Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. PUCSP. REPOSITORIO PUCSP: Construção identitária do professor de Inglês de escola pública em um curso de formação linguística

TARDIF, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. Vozes.

ZAWASKI, T. (2019). A autobiografia no processo de constituição docente: reflexões sobre “ser” professor do ensino médio. [Dissertação Mestrado, Universidade La Salle]. Unilasalle. tpzawaski.pdf (unilasalle.edu.br)

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Revista Contemporânea de Educação