A presença de Paulo Freire em periódicos estrangeiros de Terapia Ocupacional: uma revisão de escopo/Paulo Freire’s presence in Foreign Occupational Therapy Journals: a scope review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto45946

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Humanização, Pensamento Crítico, Pedagogia Paulo Freire, Revisão do estado da arte

Resumo

Introdução: As obras de Paulo Freire ganharam amplitude global e vêm sendo descritas na Terapia Ocupacional como um importante referencial para leituras e formas de interação-intervenção com as realidades complexas. Objetivo: Identificar como os referenciais teórico-metodológicos propostos por Paulo Freire são utilizados na produção científica de Terapia Ocupacional publicada em periódicos estrangeiros da área. Método: Pesquisa de revisão de escopo que incluiu artigos publicados em revistas especificas da área, não brasileiras, até o ano de 2020, em inglês, português e espanhol, que abordaram a Terapia Ocupacional e citaram pelo menos uma obra de Paulo Freire. A busca foi realizada por duas pesquisadoras, diretamente nos sites de 31 revistas e no Google Acadêmico. Os dados, coletados com utilização de uma planilha e um formulário, foram apresentados de forma descritiva. Resultados: Entre as 3840 ocorrências, 66 artigos foram incluídos. Identificou-se que 43% dos textos foram publicados após 2015, sendo 42% em periódicos da América do Norte. Encontrou-se citações de 17 obras de Paulo Freire, com destaque para o livro Pedagogia do Oprimido. O referencial é majoritariamente utilizado em abordagens metodológicas, com algum nível de aprofundamento, a partir de 9 concepções/construtos: Educação, relações de poder, pesquisa, diálogo, práxis, empoderamento, conscientização, cultura e libertação. Conclusão: A presença de Paulo Freire na Terapia Ocupacional, em diferentes partes do mundo, vem permitindo maior articulação e aprofundamento teórico-metodológico deste referencial em nível global, a fim de estabelecer pactuações éticas e políticas para o real compromisso da área com as demandas cada vez mais complexas da vida social

Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Humanização. Pensamento Crítico

 

Abstract

Introduction: Paulo Freire's works have gained global scope and have been described in Occupational Therapy as an important reference for readings and forms of interaction-intervention with complex realities. Aim: Identify how the theoretical-methodological references proposed by Paulo Freire are used in the scientific production of Occupational Therapy published in foreign journals in the area. Method: Scope review research that included articles published in specific journals in the non-Brazilian area until 2020, in English, Portuguese and Spanish, which addressed Occupational Therapy and cited at least one work by Paulo Freire. The search was carried out directly on the websites of 31 magazines and on Google Scholar. The data, collected using a spreadsheet and a form, were presented descriptively. Results: Among the 3840 occurrences, 66 articles were included. It was identified that 43% of the texts were published after 2015, being 42% in North American journals. Citations of 17 works by Paulo Freire were found, with emphasis on the book Pedagogia do Oprimido. The framework is mostly used in methodological approaches, with some level of depth, based on 9 concepts/constructs: Education, power relations, research, dialogue, praxis, empowerment, awareness, culture and liberation. Conclusion: The presence of Paulo Freire in Occupational Therapy in different parts of the world has allowed greater articulation and theoretical-methodological deepening of this framework at a global level, in order to establish ethical and political pacts for the area's real commitment to the ever-increasing demands more complex aspects of social life.

Keywords: Occupational Therapy. Humanization. Critical Thinking

 

Resumen

Introducción: Las obras de Paulo Freire han ganado alcance global y han sido descritas en Terapia Ocupacional como un referente importante en las realidades complejas. Objetivo: Identificar cómo se utilizan los referentes teórico-metodológicos propuestos por Paulo Freire en la producción científica de Terapia Ocupacional publicada en revistas extranjeras del área.. Método: Investigación de revisión de alcance que incluyó artículos publicados en revistas específicas del área no brasileña hasta 2020, en inglés, portugués y español, que abordó la Terapia Ocupacional y citó al menos un trabajo de Paulo Freire. La búsqueda se realizó directamente en los sitios web de 31 revistas y en Google Scholar. Los datos, recopilados mediante una hoja de cálculo y un formulario, se presentaron de forma descriptiva. Resultados: Entre las 3840 ocurrencias, se incluyeron 66 artículos. Se identificó que el 43% de los textos fueron publicados después de 2015, el 42% en revistas norteamericanas. Se encontraron citas de 17 obras de Paulo Freire, con énfasis en el libro Pedagogia do Oprimido. El marco se utiliza mayoritariamente en enfoques metodológicos, con cierto nivel de profundidad, basados en 9 conceptos / constructos: Educación, relaciones de poder, investigación, diálogo, praxis, empoderamiento, conciencia, cultura y liberación. Conclusión: La presencia de Paulo Freire en Terapia Ocupacional en diferentes partes del mundo ha permitido una mayor articulación y profundización teórico-metodológica de este marco a nivel global, con el fin de establecer pactos éticos y políticos para el compromiso real del área con la eternidad. cada vez más exige aspectos más complejos de la vida social.

Palabras clave: Terapia Ocupacional. Humanización. Pensamiento Crítico

Referências

Arksey, H., & O’Malley, L. (2005). Scoping studies: Towards a methodological framework. International Journal of Social Research Methodology: Theory and Practice, 8(1), 19–32. https://doi.org/10.1080/1364557032000119616

Algado, S. S. (2016). Terapia ocupacional, cultura y diversidad. Cadernos de Terapia Ocupacional Da UFSCar, 24(1), 163–171. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctore0677

Algado, S. S., Córdoba, A. G., Oliver, F. C., Galheigo, S. M., & García-Ruiz, S. (2016). Terapias ocupacionales desde el sur: derechos humanos, ciudadanía y participación. (1st ed.). Editorial USACH.

Córdoba, A. G., & Galheigo, S. M. (2015). Reflexiones críticas acerca de los derechos humanos: Contribuciones desde la terapia ocupacional Latinoamericana. World Federation of Occupational Therapists Bulletin, 71(2), 73–80. https://doi.org/10.1179/1447382815z.00000000023

Farias, L., Rudman, D. L., & Magalhães, L. (2016). Illustrating the importance of critical epistemology to realize the promise of occupational justice. OTJR Occupation, Participation and Health, 36(4), 234–243. https://doi.org/10.1177/1539449216665561

Farias, M. N., & Lopes, R. E. (2020). Social occupational therapy: formulations by freirian references. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(4), 1346–1356. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN1970

Farias, M. N., & Lopes, R. E. (2021). Pensar/fazer como prática da liberdade: a terapia ocupacional e o centenário de Paulo Freire. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29(1), 1–5. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoED292021

Freire, P. (1990). Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In Pesquisa participante (8a ed., pp. 34–41). Brasiliense.

Freire, P. (2011a). Pedagogia do Oprimido (50a ed.). Paz e Terra.

Freire, P. (2011b). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.

Freire, P. (2011c). Pedagogia da esperança. Paz e Terra.

Freire, P. (2011d). Cartas a Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Paz e Terra.

Freire, P. (2011e). Ação cultural para a liberdade e outros escritos (14th ed.). Paz e Terra.

Freire, P., & Horton, M. (2011). O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social (6a ed.). Vozes.

Freire, P., & Shor, I. (2011). Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Paz e Terra.

Galheigo, S. M. (2020). Terapia ocupacional, cotidiano e a tessitura da vida: aportes teórico-conceituais para a construção de perspectivas críticas e emancipatórias. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(1), 5–25. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao2590

Gontijo, D. T., Calheiros, M. N. S., & Santiago, M. E. (2021). Investigação Temática freireana e produção do conhecimento na pesquisa acadêmica: reflexões teórico-metodológicas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 18(55), 211-233

Gontijo, D. T., & Santiago, M. E. (2018). Terapia Ocupacional e Pedagogia Paulo Freire: configurações do encontro na produção científica nacional. Reflexão e Ação, 26(1), 132–148. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.11667

Gontijo, D. T., & Santiago, M. E. (2020). Autonomia e Terapia Ocupacional: reflexões à luz do referencial de Paulo Freire. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup., 4(1), 2–18. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto31474

Guajardo, A., Kronenberg, F., & Ramugondo, E. L. (2015). Southern occupational therapies: Emerging identities, epistemologies and practices. South African Journal of Occupational Therapy, 45(1), 3–10. https://doi.org/10.17159/2310-3833/2015/v45no1a2

Hammell, K. W. (2020). Ações nos determinantes sociais de saúde: avançando na equidade ocupacional e nos direitos ocupacionais. Cad. Bras. Ter. Ocup, 28(1), 378–400. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoed2802

Kronenberg, F., Simó Algado, S., & Pollard, N. (2005). Occupational Therapy without borders: learning from the spirit of survivors (F. Kronenberg, S. Simó Algado, & N. Pollard (eds.). Elsevier Ltda.

Levac, D., Colquhoun, H., & O’Brien, K. K. (2010). Scoping studies: Advancing the methodology. Implementation Science, 5(1), 1–9. https://doi.org/10.1186/1748-5908-5-69

Lopes, R. E., Malfitano, A. P. S., Silva, C. R., Patrícia, L. O.(2015). Historia, conceptos y propuestas en la terapia ocupacional social de Brasil. Revista Chilena de Terapia Ocupacional, 14(1), 73–84. https://doi.org/10.1080/14427591.2019.1613709

Minayo, M.C.S. (2006). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Editora Hucitec.

Núñez, C. M. V. (2019). Terapias Ocupacionales del Sur: una propuesta para su comprensión. Cad. Bras. Ter. Ocup., 27(3), 671–680. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoarf1859

Peters, M. D. J., Godfrey, C. M., Khalil, H., McInerney, P., Parker, D., & Soares, C. B. (2015). Guidance for conducting systematic scoping reviews. International Journal of Evidence-Based Healthcare, 13(3), 141–146. https://doi.org/10.1097/XEB.0000000000000050

Ramugondo, E. L. (2015). Occupational Consciousness. Journal of Occupational Science, 22(4), 488–501. https://doi.org/10.1080/14427591.2015.1042516

Streck, D. R., Redin, E., & Zitkoski, J. J. (2019). Dicionário Paulo Freire (4a ed.). Autêntica Editora.

Townsend, E., & Marval, R. (2013). Profissionais podem realmente promover justiça ocupacional? Cad. Ter. Ocup. UFSCar, 21(2), 229–242. https://doi.org/10.4322/cto.2013.025

Tricco, A. C., Lillie, E., Zarin, W., O’Brien, K. K., Colquhoun, H., Levac, D., Moher, D., Peters, M. D. J., Horsley, T., Weeks, L., Hempel, S., Akl, E. A., Chang, C., McGowan, J., Stewart, L., Hartling, L., Aldcroft, A., Wilson, M. G., Garritty, C., … Straus, S. E. (2018). PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): Checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, 169(7), 467–473. https://doi.org/10.7326/M18-0850

Downloads

Publicado

30-11-2022

Edição

Seção

Artigo de Revisão