Concepções sobre o envelhecimento na ótica de discentes e docentes universitários/ Conceptions on aging from the views of university students and teachers

Autores/as

  • Janayna de Almeida Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • Julia Guimaraes Reis da Costa Universidade Federal de Sergipe
  • Andrezza Marques Duque

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34484

Palabras clave:

Envelhecimento, Percepção, Docentes, Estudantes, Estudos Transversais.

Resumen

Introdução: O aumento constante da população brasileira traz desafios para toda a sociedade, considerando o papel social que antes o idoso não tinha. Sendo essa discussão imprescindível principalmente pela demanda, que tende a crescer cada vez mais, em relação aos idosos no ambiente da saúde. Objetivo: Analisar a concepção de discentes e docentes universitários sobre aspectos do envelhecimento. Metodologia: Estudo descritivo, quantitativo, de corte transversal. A coleta foi realizada através de um questionário estruturado e um instrumento padronizado, de natureza multidimensional que verifica a autopercepção do envelhecimento a partir de dimensões que envolvem características do envelhecimento. Resultados: Dos entrevistados, 79,67% eram discentes e 20,33% docentes. Dos docentes, predominou mulheres, média de idade 36,02 anos, católicos e casados. Quanto aos discentes, mulheres, idade média 24,20 anos, católicos, solteiros e renda de 1-2 salários mínimos. Foi possível perceber que os participantes tiveram uma autopercepção positiva acerca do processo de envelhecimento. Todas as mudanças foram experimentadas pelos participantes, tendo evidência ansiedade, problemas com o peso e o sono, no entanto, a maioria não foi associada especificamente ao fato de estar envelhecendo. Conclusões: Os participantes apresentaram uma boa autopercepção sobre aspectos do envelhecimento, o que é relevante por ser um bom preditor do envelhecimento saudável. Esse estudo ratifica a necessidade de pesquisas sobre o envelhecimento nos cursos de graduação em saúde, tal como previsto nas principais diretrizes e políticas brasileiras.

Palavras-chave: Envelhecimento, Percepção, Docentes, Estudantes, Estudos Transversais.

Abstract: Introduction: The constant increase of the Brazilian population brings challenges for the whole society, considering the social role that the elderly did not have before. This discussion being essential mainly due to the demand, which tends to grow more and more, in relation to the elderly in the health environment. Objective: To analyze the conception of students and university professors about aspects of aging. Methodology: Descriptive, quantitative, cross-sectional study. The collection was carried out through a structured questionnaire and a standardized instrument, of a multidimensional nature that verifies the self perception of aging from dimensions that involve characteristics of aging. Results: Of the interviewees, 79.67% were students and 20.33% were teachers. Among the teachers, women predominated, with an average age of 36.02 years, Catholics and married people. As for students, women, average age 24.20 years, Catholics, singles and income of 1-2 minimum wages. It was possible to notice that the participants had a positive self perception about the aging process. All changes were experienced by the participants, with evidence of anxiety, problems with weight and sleep, however, most were not specifically associated with the fact of aging. Conclusions: The participants had a good perception of aspects of aging, which is relevant for being a good predictor of healthy aging. This study confirms the need for research on aging in undergraduate health courses, as provided for in the main Brazilian guidelines and policies.

Keywords: Aging, Perception, Teachers, Students, Cross-Sectional Studies.

Resumen: Ntroducción: El aumento constante de la población brasileña presenta desafíos para toda la sociedad, considerando el papel social que los ancianos no tenían antes. Esta discusión es esencial principalmente debido a la demanda, que tiende a crecer cada vez más, en relación con las personas mayores en el entorno de la salud. Objetivo: Analizar la concepción de estudiantes y profesores universitarios sobre aspectos del envejecimiento. Metodología: Estudio descriptivo, cuantitativo, transversal. La recolección se realizó a través de un cuestionario estructurado y un instrumento estandarizado, de naturaleza multidimensional que verifica la autopercepción del envejecimiento a partir de dimensiones que involucran características del envejecimiento. Resultados: De los entrevistados, el 79.67% eran estudiantes y el 20.33% eran maestros. Entre los maestros, predominaban las mujeres, con una edad promedio de 36.02 años, católicos y casados. En cuanto a estudiantes, mujeres, edad promedio 24.20 años, católicos, solteros e ingresos de 1-2 salarios mínimos. Fue posible notar que los participantes tenían una autopercepción positiva sobre el proceso de envejecimiento. Todos los cambios fueron experimentados por los participantes, con evidencia de ansiedad, problemas con el peso y el sueño, sin embargo, la mayoría no se asociaron específicamente con el hecho del envejecimiento. Conclusiones: Los participantes tenían una buena autopercepción de los aspectos del envejecimiento, lo cual es relevante para ser un buen predictor del envejecimiento saludable. Este estudio confirma la necesidad de investigación sobre el envejecimiento en los cursos de pregrado en salud, como se prevé en las principales directrices y políticas brasileñas.

Palabras clave: Envejecimiento, Percepción, Maestros, Estudiantes, Estudios transversales.

Biografía del autor/a

Janayna de Almeida Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Terapeuta Ocupacional. Pós Graduanda em Gerontologia e Saúde Mental. Residente na Área de Atenção Hospitalar à Saúde.

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Publicado

2020-11-03