Um estudo da autoria de quatro manuscritos jesuíticos do século XVIII
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v7i3.39436Palavras-chave:
Jesuítas. Paleografia. Manuscritos do século XVIII. Filologia. Latim.Resumo
O presente artigo é um trabalho paleográfico que analisa quatro manuscritos jesuítas de meados do século XVIII. Dois manuscritos são assinados por Gabriel Malagrida e dois por Francisco Wolf. Os documentos fazem parte da coleção de Alberto Lamego. Os jesuítas que assinam os documentos realizaram trabalhos missionários na Amazônia portuguesa em períodos e lugares próximos. Os dois documentos assinados por Malagrida apresentam grande contraste entre si na grafia, levantando a hipótese de que os documentos foram escritos por punhos diferentes. Ademais, observou-se similaridade entre a grafia de uma das cartas de Malagrida e as assinadas por Wolf. A segunda hipótese é que pode se tratar do mesmo escriba, visto que os manuscritos apresentam locais de origem e datas relativamente próximas.
Referências
BARROS, Cândida; MONSERRAT, Ruth; PRUDENTE, Gabriel. O “ocapora” em listas de repartição de índios e nas fontes da língua geral na Amazônia no século XVIII: um vassalo indígena? Campo Grande: Tellus, ano 14, n. 26, p. 75-99, jan./jun. 2014.
BERWANGER, Ana Regina; LEAL, João Eurípides Franklin. Noções de paleografia e diplomática. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2008.
CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FACHIN, Phablo Roberto Marchis. Estudo paleográfico e edição semidiplomática de manuscritos do conselho ultramarino (1705-1719). Dissertação (mestrado em Letras), Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2006.
INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS. Alberto Lamego. 2016. Disponível em: http://www.ieb.usp.br/alberto-lamego/. Acesso em: 04 set. 2020.
MEDEIROS, Thiago Gomes. Entre cartas e escritos: a trajetória do Padre Gabriel Malagrida e o Seminário Jesuíta da Parahyba (Séculos XVII e XVII). Dissertação (mestrado em História), UFPB/CCHLA/PPGH, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.