A influência dos engenhos de rapadura do sítio Moitinga para a gastronomia Ubajarense
Palavras-chave:
Gastronomia, Ibiapaba, Cultura alimentar, Cana-de-açúcar, Açúcar não centrifugado.Resumo
A produção de rapadura no Nordeste data do século XVI.O Ceará é um dos maiores produtores de rapadura. As regiões do Cariri e Serra da Ibiapaba destacam-se pela produção de rapadura. Ubajara, município localizado na microrregião da Ibiapaba, mesorregião do Noroeste do Ceará, Brasil. Neste município, alguns engenhos de rapadura estão instalados no Sítio de Moitinga. A produção de rapadura e derivados é realizada artesanalmente pelas famílias caracterizando-se pela hereditariedade da produção. Os engenhos de rapadura movimentam a economia da localidade. O estudo analisou a cultura alimentar da rapadura na gastronomia e sua influência na alimentação local. A pesquisa foi realizada em duas etapas: (1) realização de levantamento histórico-cultural dos engenhos da região, seguida de visitas aos engenhos produtores de rapadura. (2) aplicação de questionário semiestruturado aos seus fundadores/ proprietários, para identificação da cultura alimentar e a importância da rapadura e de seus produtos para gastronomia local. O estudo identificou a importância socioeconômica da rapadura e das preparações culinárias, bem como a influência exercida pelos engenhos na gastronomia na comunidade e no município.
Palavras Adicionais Chave – Engenhos; Rapadura; Cana-de-açúcar
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).