Comunidade caiçara da Vila do Aventureiro, Ilha Grande, Brasil: uma análise do padrão e produção alimentar
Palavras-chave:
Gastronomia, Modelo de produção, Padrão alimentar, Comunidade Caiçara, Vila do Aventureiro,Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as mudanças sofridas pela população da Vila do Aventureiro, no modelo de produção e no padrão alimentar. A Vila do Aventureiro é uma comunidade caiçara situada na Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, litoral sul do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Os “Filhos do Aventureiro”, como se autodenominam, constroem seus conhecimentos a partir do que o meio ambiente historicamente lhes fornece, desenvolvendo sua subsistência, baseada na pesca e no plantio em roças. Esta pesquisa qualitativa, por meio de enfoque fenomenológico, utilizou-se de levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas e observação direta, com sistematização e análise dos dados. O espaço físico e as práticas culturais da população foram cerceadas durante anos e, o que, antes, era produzido ou coletado no território da comunidade, passou a ser comprado na cidade, para alimentação de moradores e turistas, alterando, significativamente, o saber-fazer tradicional alimentar dessa comunidade e sua cultura, muitas vezes sustentada por mutirões e relações de parentesco e compadrio. A alimentação tradicional é compartilhada somente entre os moradores locais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).