A comensalidade em cafeterias e os rituais de consumo de café no Brasil e em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i2.64753Palavras-chave:
Cafés especiais, Hábitos de consumo, Hospitalidade, Ambiência comunicacional, GastronomiaResumo
O objetivo deste trabalho é examinar o consumo de cafés especiais sob a ótica sociocultural no intuito de realizar um estudo comparativo sobre hábitos e rituais de consumo de frequentadores de cafeterias no Brasil e em Portugal, bem como analisar como uma dessas cafeterias trabalha para educar seus clientes a respeito dos cafés especiais. Os aportes teóricos utilizados englobam comensalidade, rituais de consumo e hospitalidade. Os procedimentos metodológicos abarcam análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas de consumidores de café em Portugal e no Brasil e também de gestores de uma rede de cafeterias com lojas em ambos os países. Como resultados, tem-se que o consumo de cafés especiais ainda se encontra em estágio de descoberta e curiosidade para portugueses e brasileiros, havendo discrepâncias nos polos da produção e da recepção no que se refere às ações comunicativas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas de Vasconcelos Teixeira, Aline Marques Lima, Sara Carolina Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).