A comensalidade em cafeterias e os rituais de consumo de café no Brasil e em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70051/mangt.v4i2.64753

Palavras-chave:

Cafés especiais, Hábitos de consumo, Hospitalidade, Ambiência comunicacional, Gastronomia

Resumo

O objetivo deste trabalho é examinar o consumo de cafés especiais sob a ótica sociocultural no intuito de realizar um estudo comparativo sobre hábitos e rituais de consumo de frequentadores de cafeterias no Brasil e em Portugal, bem como analisar como uma dessas cafeterias trabalha para educar seus clientes a respeito dos cafés especiais. Os aportes teóricos utilizados englobam comensalidade, rituais de consumo e hospitalidade. Os procedimentos metodológicos abarcam análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas de consumidores de café em Portugal e no Brasil e também de gestores de uma rede de cafeterias com lojas em ambos os países. Como resultados, tem-se que o consumo de cafés especiais ainda se encontra em estágio de descoberta e curiosidade para portugueses e brasileiros, havendo discrepâncias nos polos da produção e da recepção no que se refere às ações comunicativas.

Biografia do Autor

Lucas de Vasconcelos Teixeira, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM), em que foi bolsista Capes-Prosup. Mestre pelo mesmo programa. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo (USP). Integrante do grupo de pesquisa Biocon. Professor em cursos de pós-graduação Lato Sensu EaD da ESPM e da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Aline Marques Lima, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), São Paulo, SP, Brasil

Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Varejo pela Fundação Getúlio Vargas. Graduada em Marketing pela Faculdade Belas Artes e em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi. Experiência em Gestão de Novos Negócios e Empreendedorismo. Atua como Professora do SEBRAE-SP.

Sara Carolina Barbosa, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Graduada em Tecnologia em Gastronomia pelo Centro Universitário de Maringá (2010), especialista em Jornalismo Cultura pela UERJ (2017) e Cultura Material e Consumo pela USP (2020).Atuou de 2009 a 2011 em operações de restaurantes e catering, de 2010 a 2021 como docente de cursos profissionalizantes na área da gastronomia e hospitalidade, com passagens pelo Senac-PR, Senac-Rio e Gastronomia Periférica. Bolsista CAPES no mestrado do programa de Ciências da Comunicação da ECA-USP.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Edição

Seção

Dossiê temático: gastronomias e circum-navegações