A comensalidade em cafeterias e os rituais de consumo de café no Brasil e em Portugal
DOI :
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i2.64753Mots-clés :
Cafés especiais, Hábitos de consumo, Hospitalidade, Ambiência comunicacional, GastronomiaRésumé
O objetivo deste trabalho é examinar o consumo de cafés especiais sob a ótica sociocultural no intuito de realizar um estudo comparativo sobre hábitos e rituais de consumo de frequentadores de cafeterias no Brasil e em Portugal, bem como analisar como uma dessas cafeterias trabalha para educar seus clientes a respeito dos cafés especiais. Os aportes teóricos utilizados englobam comensalidade, rituais de consumo e hospitalidade. Os procedimentos metodológicos abarcam análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas de consumidores de café em Portugal e no Brasil e também de gestores de uma rede de cafeterias com lojas em ambos os países. Como resultados, tem-se que o consumo de cafés especiais ainda se encontra em estágio de descoberta e curiosidade para portugueses e brasileiros, havendo discrepâncias nos polos da produção e da recepção no que se refere às ações comunicativas.
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© Lucas de Vasconcelos Teixeira, Aline Marques Lima, Sara Carolina Barbosa 2025

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