Antes de “Comer com os Olhos”: a experiência de um curso de processos de criação e empratamento para Gastronomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70051/mangt.v4i2.65641

Palavras-chave:

Laboratório de Criação em Gastronomia, Transdisciplinaridade, Artes, Criatividade, Design Thinking, Gastronomia

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer acerca de um curso de processos de criação e empratamento intitulado “Laboratório de Criação em Gastronomia”, ocorrido no  Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas, entre os meses de agosto e novembro de 2023. Utilizando uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, abordaram-se temas como teoria das cores, fotografia, criatividade, food styling, dentre outros. Os resultados indicaram que a experiência proporcionou aos participantes um desenvolvimento significativo de suas habilidades criativas, o que permitiu criar pratos autorais e aprimorar suas técnicas de apresentação. A partir do retorno dos participantes foi possível sugerir uma metodologia para criação de pratos e menus degustação na gastronomia, a ser utilizada em sala de aula. As conclusões apontam que o curso pode se tornar uma ferramenta valiosa para a formação de gastrônomos, podendo se tornar uma disciplina para o Curso Superior em Gastronomia, desde que sejam adicionadas algumas temáticas importantes para um melhor aproveitamento da ação.

Biografia do Autor

Rangel Carraro Toledo Borges, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil

Especialista em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes/UFPel, 2024) e Tecnólogo em Gastronomia (UFPel, 2023). Atualmente é Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGAnt/UFPel). Atuante nas áreas de pesquisa de Antropologia da Alimentação, Antropologia Visual, Antropologia Rural, Teoria de Arte e Fotografia. Seus estudos e pesquisas possuem atravessamentos com Gastronomia, Alimentação e Processos de Criação e Experimentação em Arte. Membro ativo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação Consumo e Cultura (GEPAC, UFPel), através do qual realiza sua pesquisa de mestrado sobre os saberes culinários de matriarcas ítalo-brasileiras em Campestre da Serra/RS.

Paula Garcia Lima, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui Doutorado (2015) e Mestrado (2010) em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel. Especialista em Mídias na Educação pelo IF Sul-Rio-Grandense (2010). Possui graduação em Artes Visuais - Habilitação em Design Gráfico pela UFPel (2004) e Graduação em Licenciatura Plena em Design (2009) pelo IF Sul-Rio-Grandense. Tem experiência na área de Design Gráfico e interessa-se pelos seguintes temas: design gráfico, fotografia, memória, gênero e história.

Tatiane Kuka Valente Gandra, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil

Professora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia - UFPel e Docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Alimentos - UFPel. Possuí Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos - Área de Microbiologia Agroindustrial (UFPEL/2015), Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial - Área de Microbiologia Agroindustrial (UFPEL/2011), Graduação em Tecnologia em Gastronomia (UFPEL/2019), Graduação em Engenharia de Alimentos (UNICENTRO/2003), Técnico em Alimentos - CEFET-PR/UNED-PG (1996), Especialização em Ciência dos Alimentos (UFPEL/2010) e Especialização em Gastronomia Contemporânea (Faculdade UNYLEYA/2019). Atua em projetos e pesquisas relacionados às áreas da Gastronomia, Plantas Alimentícias Não Convencionais, Processos de Conservação de Alimentos, Desenvolvimento de Novos Produtos, Microbiologia e Higiene de Alimentos e Compostos Bioativos.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Edição

Seção

Relatos de experiências