Antes de “Comer com os Olhos”: a experiência de um curso de processos de criação e empratamento para Gastronomia
DOI :
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i2.65641Mots-clés :
Laboratório de Criação em Gastronomia, Transdisciplinaridade, Artes, Criatividade, Design Thinking, GastronomiaRésumé
Este artigo tem como objetivo discorrer acerca de um curso de processos de criação e empratamento intitulado “Laboratório de Criação em Gastronomia”, ocorrido no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas, entre os meses de agosto e novembro de 2023. Utilizando uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, abordaram-se temas como teoria das cores, fotografia, criatividade, food styling, dentre outros. Os resultados indicaram que a experiência proporcionou aos participantes um desenvolvimento significativo de suas habilidades criativas, o que permitiu criar pratos autorais e aprimorar suas técnicas de apresentação. A partir do retorno dos participantes foi possível sugerir uma metodologia para criação de pratos e menus degustação na gastronomia, a ser utilizada em sala de aula. As conclusões apontam que o curso pode se tornar uma ferramenta valiosa para a formação de gastrônomos, podendo se tornar uma disciplina para o Curso Superior em Gastronomia, desde que sejam adicionadas algumas temáticas importantes para um melhor aproveitamento da ação.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Rangel Carraro Toledo Borges, Paula Garcia Lima, Tatiane Kuka Valente Gandra 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).