Oficinas culinárias remotas: relato de experiência em uma escola pública da rede federal de ensino
Mots-clés :
Gastronomia, Educação Alimentar e Nutricional, Culinária, Ensino Remoto Emergencial.Résumé
Abordagens específicas emergiram por parte de educadores de diferentes áreas devido à suspensão das aulas presenciais, acarretada pela pandemia do novo coronavírus. Por conta deste cenário, este trabalho apresentará um relato de experiência acerca do planejamento e execução de oficinas culinárias remotas, como parte das atividades pedagógicas não-presenciais em uma instituição de ensino da rede pública. Para tanto, considerou-se a utilização da culinária como estratégia metodológica que tem sido apontada como uma importante ferramenta de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Para a realização das quatro oficinas, voltadas aos discentes do segundo segmento do ensino fundamental, foram escolhidos conteúdos relacionados aos seguintes eixos: 1) Comidas e afetos: a construção do eu; 2) Imagem corporal e padrões de beleza; 3) Raízes (comida e partilha) e 4) Patrimônios naturais e culturais do Brasil. A partir da experiência vivenciada nas videoconferências foi possível perceber que as oficinas atenderam ao objetivo de promover reflexão e estímulo ao desenvolvimento de habilidades culinárias entre os participantes.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).