A importância dos produtores locais para as microcervejarias de Campos do Jordão (SP): um estudo de caso

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DOI:

https://doi.org/10.70051/mangt.v4i1.58001

Parole chiave:

Gastronomia, Cervejaria, Valor Agregado, Arranjo Produtivo Local, Diferenciação

Abstract

A presente pesquisa tem como objetivo compreender qual é o papel dos produtores locais do setor de alimentação para o desenvolvimento de novos produtos por parte das microcervejarias da cidade de Campos do Jordão. Foi realizada uma revisão bibliográfica que auxiliou na apresentação do contexto histórico e mercadológico da cerveja no Brasil e da importância dos aspectos relacionais para o desenvolvimento de um negócio do setor de alimentação. Ademais, foi conduzido um estudo de caso único junto à microcervejaria Gard, localizada em Campos do Jordão (SP). Os resultados apontam que a empresa se utiliza da estratégia de diferenciação de produto, ao passo que tem buscado cada vez mais utilizar-se de insumos de produtores locais do setor de alimentação para produzir produtos com diferentes características daqueles comercializados tradicionalmente. Por outro lado, há também uma preocupação por parte da microcervejaria para que os parceiros locais também obtenham benefícios e ganhos com a parceria. Esta pesquisa destaca que os produtores locais são estratégicos para microcervejarias, agregando valor aos produtos, fomentando inovações e proporcionando ganhos mútuos no setor de alimentação.

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Pubblicato

2024-07-29

Fascicolo

Sezione

Artigos originais