A importância dos produtores locais para as microcervejarias de Campos do Jordão (SP): um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i1.58001Parole chiave:
Gastronomia, Cervejaria, Valor Agregado, Arranjo Produtivo Local, DiferenciaçãoAbstract
A presente pesquisa tem como objetivo compreender qual é o papel dos produtores locais do setor de alimentação para o desenvolvimento de novos produtos por parte das microcervejarias da cidade de Campos do Jordão. Foi realizada uma revisão bibliográfica que auxiliou na apresentação do contexto histórico e mercadológico da cerveja no Brasil e da importância dos aspectos relacionais para o desenvolvimento de um negócio do setor de alimentação. Ademais, foi conduzido um estudo de caso único junto à microcervejaria Gard, localizada em Campos do Jordão (SP). Os resultados apontam que a empresa se utiliza da estratégia de diferenciação de produto, ao passo que tem buscado cada vez mais utilizar-se de insumos de produtores locais do setor de alimentação para produzir produtos com diferentes características daqueles comercializados tradicionalmente. Por outro lado, há também uma preocupação por parte da microcervejaria para que os parceiros locais também obtenham benefícios e ganhos com a parceria. Esta pesquisa destaca que os produtores locais são estratégicos para microcervejarias, agregando valor aos produtos, fomentando inovações e proporcionando ganhos mútuos no setor de alimentação.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Thyago Augusto da Conceição Barbosa, Victor Ragazzi Isaac, Gabriel Furlan Coletti
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).