Entre panelas, impressos, pratos e ideias: concepções sobre as moquecas baiana e capixaba
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i1.58037Parole chiave:
Moquecas, Moqueca capixaba, Moqueca baiana, Análise de conteúdo, GastronomiaAbstract
Este trabalho tem por objetivo debater sobre os sentidos atribuídos às moquecas no Brasil, prato clássico e identitário do território nacional, mas apropriado a partir de múltiplas formas. Em um debate sobre as legitimidades territoriais da iguaria, elegemos como fontes os impressos capixabas e baianos dos séculos XIX e XX, com vistas a compreender como eram executados os pratos, em que momento passaram a ser denominados baiana ou capixaba e buscando, por meio do método de análise de conteúdo, perceber aproximações e distanciamentos na confecção do prato ao longo do tempo. Além das fontes históricas, debatemos com autores que se debruçaram sobre as moquecas e seus sentidos ao longo do tempo, no Brasil e fora dele.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Fernando Santa Clara Viana Junior, Patrícia Maria da Silva Merlo, Alice Pinheiro Teixeira, Matheus Magalhães Costa, Naiara Cintia Silva de Lima
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).