Proposta de cardápios para alimentação escolar com espécies nativas da biodiversidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i1.62209Parole chiave:
Gastronomia, Alimentação escolar, Alimentação saudável, Sociobiodiversidade, Informação nutricionalAbstract
O incentivo da utilização de frutas, hortaliças e sementes da biodiversidade brasileira, em cardápios da alimentação escolar, pode promover mudanças substanciais em direção a padrões alimentares saudáveis e sustentáveis. A pesquisa objetivou elaborar cardápios de lanche da tarde, para crianças de três a cinco anos da Educação Infantil, utilizando espécies nativas da sociobiodiversidade brasileira, e que atendam aos parâmetros do PNAE. Os cardápios foram elaborados com base nas 94 espécies nativas da sociobiodiversidade de valor alimentício. Foram elaborados cinco cardápios para o lanche da tarde que fornece 20% das necessidades nutricionais do dia. Considerando a variedade alimentar, foram selecionadas duas preparações doces, duas salgadas e uma bebida. As espécies selecionadas como ingredientes foram: araçá, butiá, pinhão, taioba e pitanga. As preparações culinárias foram: geleia de araçá, biscoito doce de butiá, biscoito salgado de pinhão, pesto de taioba e bebida de pitanga com leite. Constatou-se que as espécies da biodiversidade brasileira são ricas em nutrientes e contribuem para o alcance dos valores energéticos indicados pelo PNAE para os cardápios no âmbito escolar, sendo alternativas alimentares saudáveis e sustentáveis.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Páulia Maria Cardoso Lima Reis, Daiane Yumi da Silva Chikuji
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).