Proposta de cardápios para alimentação escolar com espécies nativas da biodiversidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i1.62209Palavras-chave:
Gastronomia, Alimentação escolar, Alimentação saudável, Sociobiodiversidade, Informação nutricionalResumo
O incentivo da utilização de frutas, hortaliças e sementes da biodiversidade brasileira, em cardápios da alimentação escolar, pode promover mudanças substanciais em direção a padrões alimentares saudáveis e sustentáveis. A pesquisa objetivou elaborar cardápios de lanche da tarde, para crianças de três a cinco anos da Educação Infantil, utilizando espécies nativas da sociobiodiversidade brasileira, e que atendam aos parâmetros do PNAE. Os cardápios foram elaborados com base nas 94 espécies nativas da sociobiodiversidade de valor alimentício. Foram elaborados cinco cardápios para o lanche da tarde que fornece 20% das necessidades nutricionais do dia. Considerando a variedade alimentar, foram selecionadas duas preparações doces, duas salgadas e uma bebida. As espécies selecionadas como ingredientes foram: araçá, butiá, pinhão, taioba e pitanga. As preparações culinárias foram: geleia de araçá, biscoito doce de butiá, biscoito salgado de pinhão, pesto de taioba e bebida de pitanga com leite. Constatou-se que as espécies da biodiversidade brasileira são ricas em nutrientes e contribuem para o alcance dos valores energéticos indicados pelo PNAE para os cardápios no âmbito escolar, sendo alternativas alimentares saudáveis e sustentáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Páulia Maria Cardoso Lima Reis, Daiane Yumi da Silva Chikuji
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).