A cozinha das <i>Mères</i>: um breve estudo sobre a importância das chefs femininas de Lyon
Palavras-chave:
Gastronomia, Mulheres, Lyon, História, Chefs.Resumo
O termo ‘Mères Lyonnaises’, ou ‘mães de Lyon’, refere-se a uma longa linhagem de chefs do sexo feminino que começou em meados de 1700, e trouxeram os holofotes gastronômicos para Lyon, a incontestável capital gastronômica da França. Sua influência e impacto ajudaram a definir e moldar a culinária francesa clássica nos tempos modernos. O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo sobre as chefs femininas de Lyon, analisando seus feitos, conquistas e representatividade na história da cozinha francesa. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica através de livros e artigos, como também, matérias em blogs e sites, a maioria nas línguas francesa e inglesa, que versavam sobre o tema proposto, nos fazendo compreender o porquê elas são citadas como referências culinárias em vários textos do século XX e consideradas como um emblema do turismo de Lyon.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).