Possiveis riscos de adoecimento de profissionais da educação atuantes em uma instituição que atende crianças em vulnerabilidade / The Possible Risk of Illness of Education Professionals Working in an Institution That Serves Children in Vulnerability

Autores

  • Renata Costa Garcez
  • Aline Sarturi Ponte Universidade Federal de Santa Maria
  • Priscilla de Oliveira Reis Alencastro

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto25799

Palavras-chave:

contexto, profissionais, trabalho.

Resumo

Introdução: O contexto de trabalho dos profissionais envolvidos na educação infantil está diariamente vinculado ao relacionamento interpessoal com as crianças, fato que pode influenciar na saúde ocupacional desses trabalhadores. Objetivo: Investigar possíveis riscos de adoecimento dos profissionais que dão suporte educacional a crianças em condições de vulnerabilidade. Método: Abordagem descritiva qualitativa. O público alvo foram os profissionais da área da educação que atuam em uma instituição de ensino que atende crianças em vulnerabilidade. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: Para melhor organização das discussões, os dados estão apresentados em duas categorias. A primeira é intitulada “caracterização da amostra” e ocupou-se em apresentar os dez participantes, sendo estes nove mulheres e um homem, com média de idade de 37,8 anos. A a maioria era solteiro, tinha Ensino Superior Completo, eram professores e a maioria era católico. A segunda apresenta uma reflexão sobre “o impacto do contexto de trabalho na vida dos profissionais” nesta pode-se constatar que as demandas apresentadas pelas crianças em vulnerabilidade afetam diretamente a saúde e a vida destes professores. Considerações Finais: Observa-se que o relacionamento interpessoal existente entre os trabalhadores e as crianças pode gerar nos trabalhadores reflexões sobre a sua vida pessoal, assim como, as demandas reais das crianças e o replanejamento das aulas são fatores que causam cansaço e estresse e exercem influência na vida pessoal e laboral destes.

 

Abstract

Introduction: The working context of professionals involved in early childhood education is daily linked to the interpersonal relationship with children, a fact that can influence the occupational health of these workers. Objective: To investigate possible risks of illness of professionals who provide educational support to children in vulnerable conditions. Method: Qualitative descriptive approach. The target public were the professionals in the area of education who work in an educational institution which assists children in vulnerable conditions. The data were analyzed by the content analysis technique. Results: To better organize the discussions, the data are presented in two categories. The first is entitled "characterization of the sample" and was concerned with presenting the ten participants, being these nine women and one man, with an average age of 37.8 years, the majority were single, had complete college education, were teachers and the majority were Catholic. The second one presents a reflection on "the impact of the work context on the life of professionals" in which it can be seen that the demands presented by children in vulnerability directly affect the work, health and life conditions of these teachers. Final Considerations: The interpersonal relationship existing between workers and children can generate in workers reflections on their personal life, as well as, the demands of children and the replanning of classes are factors that cause tiredness, stress and reflect on their personal and working life.

 

Key words: Education, Work, Occupational Risks, Occupational Health, Occupational Therapy.

 

Resumen

Introducción: El contexto laboral de los profesionales que participan en la educación de la primera infancia está diariamente vinculado a la relación interpersonal con los niños, hecho que puede influir en la salud laboral de estos trabajadores. Objetivo: Investigar los posibles riesgos de enfermedad de los profesionales que prestan apoyo educativo a los niños en condiciones vulnerables. Método: Enfoque descriptivo cualitativo. El público al que se dirigía era el de los profesionales de la educación que trabajan en una institución educativa que asiste a niños en condiciones vulnerables. Los datos fueron analizados por la técnica de análisis de contenido. Resultados: Para organizar mejor los debates, los datos se presentan en dos categorías. La primera se titula "caracterización de la muestra" y se ocupó de presentar a los diez participantes, que eran nueve mujeres y un hombre, con una edad media de 37,8 años, la mayoría eran solteros, habían completado la educación superior, eran profesores y la mayoría eran católicos.  El segundo presenta una reflexión sobre "el impacto del contexto laboral en la vida de los profesionales" en la que se puede observar que las exigencias que presentan los niños en situación de vulnerabilidad afectan directamente a las condiciones de trabajo, salud y vida de estos maestros. Consideraciones finales: Observar que la relación interpersonal existente entre los trabajadores y los niños puede generar en los trabajadores reflexiones sobre su vida personal, así como, las demandas de los niños y la replanificación de las clases son factores que provocan cansancio y estrés y reflexionan sobre su vida personal y laboral.

Palabras claves: Educación, Trabajo, Riesgos Laborales, Salud Laboral, Terapia Ocupacional.

 

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Publicado

30-06-2020