v. 5, n. 2 (2020)

DOI: https://doi.org/10.21875/tjc.v5i2

Neste editorial de lançamento da edição 5.2 da revista Teoria Jurídica Contemporânea, gostaríamos de prestar nossa homenagem à querida professora Cecília Caballero Lois.

Em uma de suas conversas com a editora-chefe Rachel Herdy sobre os desafios e problemas enfrentados pela revista, ainda no seu primeiro ano, a professora Cecília afirmou: “A esta altura a revista não pode morrer”.

As palavras da professora Cecília refletem sua força e resiliência diante de todos os obstáculos e infortúnios; e é com elas que gostaríamos de marcar nossa décima edição. Para honrar o seu compromisso com este projeto editorial e com a universidade pública, reiteramos suas palavras: a revista Teoria Jurídica Contemporânea vai continuar!

A Seção Especial deste número teve como tema “Pesquisadoras do Direito: nossas investigações, nossas produções acadêmicas”, e foi coordenada pelas editoras convidadas Claudia Storini (Universidad Andina Simón Bolívar) e Liliana Estupiñan Achury (Universidad Libre) e pela editora associada Lilian Balmant Emerique (Inpodderales/Programa de Pós-Graduação em Direito/Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Neste número, contamos com um Editorial da Seção Especial, assinado pelas editoras responsáveis, e um total de 11 contribuições: 9 artigos originais na Seção Especial, que refletem a diversidade de agendas de pesquisa das pesquisadoras do Direito; 1 entrevista com a líder social colombiana Diana Sánchez Lara; e 1 artigo traduzido de Ana Marrades Puig, na Seção Extra.

Infelizmente, em razão da classificação intempestiva da TJC no estrato “C” das revistas científicas da área do Direito, não recebemos submissões de qualidade para compor a Seção Geral deste número (a qual publica artigos no sistema de fluxo contínuo).

Por fim, aproveitamos para anunciar uma mudança na equipe da TJC: a atual editora-chefe, professora Rachel Herdy, deixará o cargo após 5 anos de trabalho. Durante os anos de sua chefia, pela razão acima indicada, a TJC enfrentou um cenário de baixa quantidade e qualidade de submissões. Nossa estratégia editorial, que consideramos inovadora e bem-sucedida, consistiu em solicitar a colaboração de editores convidados de outros países, garantindo a qualidade das contribuições e o compromisso com a ética da publicação.

O posto de editor-chefe será agora ocupado pelo professor Rodrigo Carelli (Programa de Pós-Graduação em Direito/Universidade Federal do Rio de Janeiro). Damos boas-vindas ao professor! O futuro não será fácil; mas seguimos, como a professora Cecília no ensinou, sempre confiantes.

Felicitamos todos os editores, autores e avaliadores pelas contribuições e esforços empregados para publicação de mais uma edição.

Esperamos que a revista traga boas reflexões a nossos leitores!

Equipe Editorial TJC

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Seção Extra

Ana Marrades Puig
PDF
286-300
Liliana Estupiñán Achury
301-312

Seção Especial

Lilian Balmant Emerique, Liliana Estupiñan Achury, Claudia Storini
PDF
6-10
Aline Martinelli
PDF
11-43
Ana Paula Lemes de Souza
PDF
44-71
Débora Costa Ferreira
PDF
72-114
Elena Attard, Patricia Serrudo Santelices
115-138
Maria Cristina Gómez Isaza
139-173
Marilha Gabriela Reverendo Garau, Maria Fernanda Escobar Pereira
PDF
174-209
Sandra Oliveira de Almeida, Daniela Sanches Frozi
PDF
210-243
Sandra Suely Moreira Lurine Guimarães, Raissa Figueiredo Atanes
PDF
244-262
Vivian Lara Caceres Dan, Flavia Benedita Sousa de Assis
PDF
263-285