Vol. 13 Núm. 26 (2019): DIONISIACA I

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DIONISIACA I: Sabedorias Órfico-Dionisíacas

Na Grécia antiga, Demeter e Dioniso – divindades dos cultos agrícolas ligados respectivamente ao cultivo do trigo e da vinha – estavam associados a uma sabedoria de natureza iniciática, capaz de dar acesso aos segredos da vida e da morte. Em Atenas, ao longo do período clássico, os festivais de Dioniso convidavam as artes da música, da poesia e do teatro em momentos importantes para a produção de vinho. Neste contexto, usando máscaras, celebrava-se a essência do conhecimento dionisíaco: o devir universal e a transmutação da vida.

A poucos quilómetros a oeste de Atenas, no santuário de Eleusis, terreiro sagrado da sabedoria grega, Demeter e Dioniso velavam juntos a celebração anual dos mistérios, depois de terminada a colheita. Ancoradas em todo o mundo grego, as sabedorias órfico-dionisíacas eram praticadas por poetas e músicos, como Orfeu, o cantor mítico habituado ao trasmundo, que através do seu canto conseguia despertar à vida os substratos da natureza; e também pelos antigos sábios do Mediterrâneo, como Pitágoras, Heráclito e Empédocles. Até hoje, pensadores como Friedrich Nietzsche ou Giorgio Colli encontraram nesta cultura os instrumentos indispensáveis para repensar e renovar a modernidade.

 

Os artigos apresentados no número 26 dos AFC pretendem contribuir para a reflexão sobre as sabedorias órfico-dionisíacas, através de uma exploração das suas formas: teatro, poesia e filosofia, seguindo o fio encarnado representado pela figura de Dioniso e por sua bebida sagrada: o vinho.

Três artigos tratam da presença de Dioniso no teatro: L. Buarque (PUC, Rio) propõe uma análise original da dimensão política do dionisismo cômico através de uma leitura dos Acarnenses de Aristófanes; A. Vannucci (UFRJ) examina os aspectos dionisíacos de certas máscaras da Commedia dell’arte, que atravessam as fronteiras entre o mundo dos mortos e o dos vivos; F. La Mantia (Università Korè, Enna) realiza uma leitura comparativa das Bacchae de Wolè Soyinka, que destaca a dimensão intercultural das diásporas mediterrânea e atlântica.

Três contribuições tratam da presença do vinho na poesia, na filosofia e no mito: V. Andò (Universidade de Palermo) fala sobre a poesia grega arcaica, cuja inspiração veio do vinho e de Dionísio e não da água e das Musas; G. Casertano (Universidade Federico II, Nápoles) fala sobre o tema do vinho no pensamento platônico; e F. Santoro (UFRJ) oferece uma leitura alegórica do mito órfico do esquartejamento de Dioniso, reconectando-o aos ritos e festividades que acompanham a produção do vinho.

Dois outros artigos discutem os mitos dionisíacos e suas interpretações: G. Burgio (Università Korè, Enna) analisa a articulação entre o mito de Dioniso e o mito de Tirésias nas Bacantes de Eurípedes, com base no arquétipo da androginia; C. Santaniello (Liceu Sócrates, Roma) analisa um episódio bem conhecido da saga de Dionísio, evocado na Ilíada, quando foi perseguido pelo rei Licurgo.

As duas resenhas que se seguem estão também ligadas ao tema principal da edição: Clémence Ramnoux, Œuvres (Encre marine/Les Belles Lettres, 2020) de F. Montevecchi (pesquisadora independente, Bologna) e Giorgio Colli, Empedocle (Adelphi, 2019) de R. Saetta Cottone (CNRS, Centro L. Robin).

A maioria destes textos foi apresentada como parte da Dionisíaca, primeiro festival de sabedorias órfico-dionisíacas, em Sambuca, Sicília, em setembro de 2018. Organizado conjuntamente pelo Centro Leon Robin da Sorbonne e pelo Laboratório Ousia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o generoso apoio de vários agentes locais, este festival propõe celebrar, durante o período da vindima, as artes da produção vinícola, do teatro, da poesia e da filosofia, através de uma participação artístico-ritual na vindima, de um simpósio e de vários espetáculos teatrais. Interrompido em 2020 devido à pandemia, deverá ser retomado, oxalá, em 2021. Em homenagem ao povo de Sambuca, publicamos a tradução da fábula de Antonella Maggio: O Fantasma de Zabut, uma história de aventuras para ensinar às crianças os valores da diversidade cultural, da hospitalidade e da liberdade.

Esta edição celebra o multiculturalismo com artigos em várias línguas (português, francês, italiano), traduções, textos bilíngues e trilíngues e um artigo de dupla edição, com a sua versão em inglês na revista Mantichora: http://ww2new.unime.it/mantichora/.

As fotografias da Dionisiaca que ilustram o sumário são de Maria da Graça Gomes de Pina.

Aproveitamos esta publicação para agradecer calorosamente aos nossos patrocinadores: Di Prima Vini; Teatro L'Idea; Karma s.r.l.; Le Strade del vino; e aos nossos apoios institucionais: Comune di Sambuca di Sicilia (Italia); Capes (Min. da Educação do Gov. Brasileiro) e Cofecub (Min. das Ciências do Gov. Francês).

Editores deste número:

Fernando Santoro

Rossella Saetta Cottone

Publicado: 2019-12-22

Artigos

  • Retórica e política dionisíacas em Acarnenses de Aristófanes

    Luisa Severo Buarque de Holanda
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.47661/afcl.v13i26.23553
  • Arlecchino e Pulcinella nel Corteo Dionisiaco: Ascendenze orfiche delle maschere italiane

    Alessandra Vannucci
    19-41
    DOI: https://doi.org/10.47661/afcl.v13i26.23910
  • Of Blood and Wine Soyinka’s Bacchae as example of syncretic, circular and multidimensional theatre

    Fabio La Mantia (aut.), Luisa Severo Buaque de Holanda (trad.)
    42-59
    DOI: https://doi.org/10.47661/afcl.v13i26.23376
  • Vino e ispirazione poetica nella Grecia antica

    Valeria Andò
    60-71
    DOI: https://doi.org/10.47661/afcl.v13i26.31291
  • Il vino tragico e il segreto dei cureti

    Fernando José De Santoro Moreira
    72-87
    DOI: https://doi.org/10.47661/afcl.v13i26.35595
  • O vinho trágico e secreto dos curetas

    Fernando José De Santoro Moreira
    88-104
    DOI: https://doi.org/10.47661/afcl.v13i26.35594
  • Guardare l'indicibile: Il tema dell'androginia tra Tiresia e Dioniso

    Giuseppe Burgio
    105-141
    DOI: https://doi.org/10.47661/afcl.v13i26.34197
  • Licurgo l'assassino, la bipenne e la spada

    Carlo Santaniello
    142-155
    DOI: https://doi.org/10.47661/afcl.v13i26.34213

Traduções

  • O vinho de Platão

    Giovanni Casertano (aut.), Maria da Graça Gomes de Pina (trad.)
    156-172
    DOI: https://doi.org/10.47661/afcl.v13i26.32064
  • O Fantasma de Zabut

    Antonella Maggio (aut.), Paolo Mannina (apres.), Rossella Saetta Cottone (apres.), Fernando José De Santoro Moreira (trad.)
    173-186
    DOI: https://doi.org/10.47661/afcl.v13i26.35824

Resenhas

  • Compte-rendu de "Giorgio Colli, Empedocle"

    Rossella Saetta Cottone
    187-195
    DOI: https://doi.org/10.47661/afcl.v13i26.35825
  • Recensione di “Clémence Ramnoux, Œuvres, tomes I et II”

    Federica Montevecchi
    196-202
    DOI: https://doi.org/10.47661/afcl.v13i26.35826
  • Compte-rendu de "Clémence Ramnoux, Œuvres, tomes I et II"

    Federica Montevecchi (aut.), Rossella Saetta Cottone (trad.)
    203-209
    DOI: https://doi.org/10.47661/afcl.v13i26.35836