A importância da pesquisa gastronômica na culinária de Minas Gerais
DOI :
https://doi.org/10.70051/mangt.v3i1.55033Mots-clés :
Gastronomia, Instituições de ensino, Identidade cultural, Hábitos alimentares, Desenvolvimento do trabalho intelectualRésumé
A culinária mineira é reconhecida em todo território brasileiro por seu sabor e aconchego no paladar, sendo Minas Gerais um estado localizado no sudeste do Brasil e considerado uma região de turismo gastronômico devido ao seu extenso repertório culinário, formado ao longo de sua história. Essa cozinha peculiar foi construída a partir de condições sociais, geográficas, econômicas e políticas, culminando em pratos tradicionais considerados tipicamente mineiros, tais como: pão de queijo, feijão tropeiro, torresmo e goiabada cascão. Diante desse cenário, o presente estudo busca investigar as oportunidades de pesquisa no estado de Minas Gerais, relacionando com as possibilidades que as instituições de ensino superior podem aproveitar desse contexto de diversidade gastronômica. Para isso, a pesquisa utilizou-se do método bibliográfico apoiando-se em autores como Franzoni (2016), Frieiro (1982) e Paula (2013) a fim de fornecer um embasamento teórico e científico acerca de estudos sobre o ensino em gastronomia e a cultura alimentar mineira. A partir dos dados coletados foi possível perceber a importância de associar a gastronomia às instituições de ensino superior, como uma forma de aprimorar, valorizar e proteger os conhecimentos que cercam a trajetória e contemporaneidade da alimentação mineira.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Gabriela Ferreira Rodrigues, Aline Gomes Santana, Neide Kazue Sakugawa Shinohara 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).