Bolo de aniversário com audiodescrição: acessibilidade e comensalidade para pessoas com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i1.58036Parole chiave:
Audiodescrição, Bolo de aniversário, Pessoas com deficiência visual., Gastronomia, AcessibilidadeAbstract
O bolo de aniversário é um elemento simbólico do ritual gastronômico que perpassa gerações e culturas. Com o objetivo de investigar a relevância deste produto na vida de pessoas com deficiência visual, abordando a a acessibilidade na gastronomia, realizou-se uma pesquisa de campo por meio de um questionário semiestruturado seguido de entrevistas projetivas. As histórias e memórias sobre o bolo associado aos próprios aniversários demonstraram a relevância deste elemento gastronômico na vida das trinta e três pessoas com deficiência visual que participaram do estudo. As quais, apesar do conhecimento sobre a audiodescrição (AD), jamais haviam tido acesso à AD aplicada a bolos de aniversário e, após conhecerem, enfatizaram o potencial informativo deste recurso. Assim, sugerimos que o recurso passe a ser aplicado para promoção da acessibilidade comunicacional e para o conhecimento e identificação não somente de bolos de aniversário, mas de diversos outros produtos, para além dos gastronômicos.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Juliana Féres Castelo, Verônica de Andrade Mattoso
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).