A evolução da moda feminina do século XX através de um menu degustação
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i2.64159Parole chiave:
Gastronomia, Menu degustação, Moda, História da moda, DesignAbstract
O interesse deste estudo é aproximar a gastronomia e a moda pela vertente da estética. A convergência destes assuntos foi explorada em um Trabalho de Conclusão do Curso de Gastronomia apresentado em um jantar – que dá origem a esse artigo -, onde desenvolveu-se um menu degustação de dez etapas inspirado na evolução da indumentária feminina do século XX. A principal metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, focada em constatar as características essenciais da indumentária feminina do período. O menu, desenvolvido intuitivamente, foi construído com ingredientes, elementos e conceitos usados para representar a moda e as sociedades das décadas de 1910 até aos anos 2000. As preparações abordaram técnicas básicas de gastronomia, confeitaria e panificação, além de apresentarem influências da cozinha internacional e brasileira, estudadas no decorrer das disciplinas práticas da graduação em Gastronomia.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Gabriela Francio

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).