v. 28, n. 2 (2018)

200 anos de Karl Marx

Em 5 de maio de 1818 nascia em Tréveris (na região da Renânia, na Prússia) Karl Marx - um dos maiores pensadores que a humanidade conheceu. A efeméride dos seus 200 anos em 2018 será objeto de homenagens, eventos e celebrações em todo o mundo. Sua vida e sua obra serão debatidas por todos aqueles que enxergam nas ideias de Marx as pedras fundamentais para entender e superar o modo de produção capitalista.

Entre o início dos anos 1840 até sua morte em 1883, Marx ergueu uma teoria social que influenciou o pensamento e o movimento revolucionários de seu tempo e das gerações posteriores, do século XIX até nossos dias. Foram 40 anos de incansável trabalho intelectual em que enfrentou não apenas os teóricos apologistas da ordem burguesa, mas também as influentes ideias dos clássicos da economia política inglesa, da filosofia clássica alemã e do pensamento socialista utópico.

A melhor forma de lembrar os 200 anos do nascimento de Marx é debater suas ideias para entender as condições históricas em que foram criadas e as possibilidades que elas ainda guardam para interpretar e transformar o mundo capitalista em pleno século XXI.

Marcelo Braz
Mauro Iasi

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Editorial

Apresentação
Mauro Luis Iasi, Marcelo Braz Moraes dos Reis
PDF

Ensaios

Marx e Engels na preparação de O Capital - A suprema intriga da vida social
Francisco Louçã
PDF

Artigos - Seção Temática

Henrique Wellen
PDF
Jéssica Ribeiro Duboc
PDF
Rodrigo Albuquerque Serafim
PDF
Bernardo Soares Pereira
PDF
Amanda Viana Amorim Teixeira
PDF
Beatriz Rodrigues Diniz
PDF
Thais Soares Caramuru
PDF

Artigos - Temas Livres

Thiago Romão de Alencar
PDF
Vanessa dos Santos Saraiva
PDF
Amanda Eufrásio
PDF

Resenhas

Luís Eduardo Fernandes
PDF