Para um estudo da formação do português brasileiro: descrição, representatividade e potencialidades do corpus colonial do CE-DOHS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v7iespec.41843

Palavras-chave:

Linguística Histórica. Constituição de corpus. Português Brasileiro. CE-DOHS. Brasil Colonial.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o corpus colonial formado pelo CE-DOHS (Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão). O CE-DOHS, ao longo de sete anos (2012-2018), elaborou um corpus diacrônico dos séculos XIX e XX, oferecendo dados em formato eletrônico para o estudo linguístico do português brasileiro (PB). A partir do corpus colonial, o CE-DOHS busca oferecer aos pesquisadores da história do Português Brasileiro um pequeno conjunto de textos representativos do cenário multilíngue e multiétnico do Brasil Colônia, mais especificamente dos séculos XVII e XVIII que, somado aos outros corpora, oferece, em um único banco, quatro séculos de dados linguísticos do português em solo brasileiro. O corpus em questão contém 151 documentos, escritos por 16 escreventes, todos nascidos no Brasil, e possui mais de dez gêneros textuais diferentes, que foram agrupados em pequenos acervos, conforme as etnias dos escreventes e os possíveis processos de aquisição da língua portuguesa. O objetivo da constituição do corpus é investigar a difusão do português na América e a dinâmica dessa língua no processo de surgimento do PB. Neste trabalho, serão enfatizadas: as estratégias para o encontro dos manuscritos, uma vez que a delimitação temporal estabelecida para o corpus é, ainda, obscura dentro dos estudos sobre o PB; a representatividade dos manuscritos, mostrando que, apesar de em pequena quantidade, são significativos; as potencialidades do material organizado, indicando alguns dos possíveis trabalhos linguísticos possíveis de serem realizados, explorando o corpus em diferentes áreas e/ou constituindo corpora maiores, capazes de fornecer mais dados sócio-históricos e linguísticos.

Biografia do Autor

Lara da Silva Cardoso, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação da Bahia (SEC). Integrante do projeto Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CE-DOHS).

Zenaide de Oliveira Novais Carneiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana. Co-coordenadora do projeto Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CE-DOHS).

Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenadora do Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa (NELP) e co-coordenadora do projeto Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CE-DOHS).

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Publicado

20-09-2021

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