Grupo de estudo remoto em órtese: descrição de um projeto de extensão como apoio à formação de terapeutas ocupacionais/Potentials of the remote study group in theoretical knowledge about orthoses with support training of occupational therapists
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto52162Palabras clave:
Disseminação de Informação. Educação à Distância. Relações Comunidade-Instituição. Aparelhos Ortopédicos. Terapia Ocupacional.Resumen
Introdução: O grupo de estudos remoto como ação do projeto de extensão surge a partir do isolamento social, causado pela pandemia, e da necessidade de complementação do conhecimento sobre um recurso de tecnologia assistiva desenvolvido por terapeutas ocupacionais – as órteses. Objetivo: Descrever as potencialidades de uma ação remota de extensão em órteses na formação discente em Terapia Ocupacional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, de cunho exploratório-descritivo. Os dados foram coletados via questionário, com perguntas fechadas de múltipla escolha e enviado para discentes integrantes do grupo de estudos remoto, com participação mínima de dois encontros, por contato eletrônico. Resultados: Percebe-se que o grupo de estudos remoto impacta positivamente na formação (80%), principalmente pelo acesso aos artigos científicos atualizados, pela troca de informações sobre a temática estudada e pelo conhecimento em relação a diferentes modelos de órteses dispensadas (100%). Observa-se que, mesmo com o retorno presencial das atividades acadêmicas, tem-se a possibilidade de manter as atividades de forma remota (40%), uma vez que o grupo de estudos tem seus benefícios para a formação enquanto futuro profissional (93,3%), sendo uma ferramenta na articulação entre ensino, pesquisa e extensão (86,7%). Conclusão: Independentemente do retorno presencial nas instituições de ensino, o grupo de estudos, remoto ou não, é importante para a formação, especialmente para complementar o conhecimento teórico sobre órteses.
Palavras-chave: Disseminação de Informação. Educação à Distância. Relações Comunidade-Instituição. Aparelhos Ortopédicos. Terapia Ocupacional
Abstract
Introduction: The remote study group, as an action of the extension project, arises from the social isolation caused by the pandemic and the need to complement knowledge about an assistive technology resource developed by occupational therapists – orthotics. Objective: To describe the potential of a remote action of extension in orthotics in student training in Occupational Therapy. Method: It is a research with a quantitative approach, of an exploratory-descriptive nature. Data were collected through a questionnaire with multiple-choice closed-ended questions, and sent to students who were part of the remote study group, with a minimum participation of two meetings, by electronic contact. Results: It can be seen that the remote study group has a positive impact on academic training (80%), mainly due to access to up-to-date scientific articles, the exchange of information on the subject studied and knowledge regarding different models of orthoses dispensed (100%). It is observed that even with the face-to-face return of academic activities, there is the possibility of maintaining the activities in a remote way (40%), since the study group has its benefits for training as a future professional (93.3%), being a tool in the articulation between teaching, research and extension (86.7%). Conclusion: Regardless of face-to-face return of activities in educational institutions, the study group, remote or not, is important for academic training, especially to complement theoretical knowledge about orthotics.
Keywords: Information Dissemination. Education, Distance. Community-Institution Relations. Orthotic Devices. Occupational Therapy
Resumen
Introducción: El grupo de estudio remoto, como acción del proyecto de extensión, surge a partir del aislamiento social provocado por la pandemia y la necesidad de complementar conocimientos sobre un recurso de tecnología asistiva desarrollado por terapeutas ocupacionales - ortesis. Objetivo Describir el potencial de una acción remota de extensión en ortesis en la formación de estudiantes en Terapia Ocupacional. Método: Se trata de una investigación con abordaje cuantitativo, de carácter exploratorio-descriptivo. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario con preguntas cerradas de opción múltiple, y enviados a los estudiantes que formaban parte del grupo de estudio remoto, con una participación mínima de dos encuentros, por contacto electrónico. Resultados: Se percibe que el grupo de estudio remoto tiene un impacto positivo en la formación (80%), principalmente por el acceso a artículos científicos actualizados, el intercambio de información sobre el tema estudiado y el conocimiento sobre diferentes modelos de ortesis dispensadas (100%). Se observa que aún con el regreso presencial de las actividades académicas es posible mantener las actividades de manera remota (40%), ya que el grupo de estudio tiene sus beneficios para la formación como futuro profesional (93,3 %), siendo una herramienta en la articulación entre docencia, investigación y extensión (86,7%). Conclusión: Independientemente de la retroalimentación presencial en las instituciones educativas, el grupo de estudio, remoto o no, es importante para la formación, sobre todo para complementar los conocimientos teóricos sobre ortesis.
Palabras clave: Difusión de la Información. Educación a Distancia. Relaciones Comunidad-Institución. Aparatos Ortopédicos. Terapia Ocupacional
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