Núm. 21 (2018): Outubro/Octubre - Dezembro/Diciembre

EDITORIAL

  • Editorial Português

    Patrícia Oliveira S. dos Santos, Flávia Ferreira Pires, Mariana García Palacios, Emilene Leite de Sousa
    08-14
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23490
  • Editorial Español

    Patrícia Oliveira S. dos Santos, Flávia Ferreira Pires, Mariana García Palacios, Emilene Leite de Sousa
    08-14
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23491

TEMAS SOBRESALIENTES

  • Comuna da Terra D. Tomás Balduíno: aproximações a partir de palavras e imagens criadas por crianças assentadas

    Marcia Gobbi, Maria Cristina Stello Leite, Paula França
    15-32
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23492
  • Comuna de la Tierra D. Tomás Balduíno: aproximaciones a partir de palabras e

    Marcia Gobbi, Maria Cristina Stello Leite, Paula França
    15-33
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23494
  • Garotas da colônia: aprender e trabalhar na infância rural

    Ana Padawer
    33-45
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23495
  • Chicas de la colonia: aprender y trabajar en la infancia rural

    Ana Padawer
    34-46
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23496
  • Infância rural e trabalho infantil: concepções em contexto de mudanças

    Joel Orlando Bevilaqua Marin
    46-58
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23497
  • Infancia rural y trabajo infantil: concepciones en situaciones de cambio

    Joel Orlando Bevilaqua Marin
    47-59
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23498
  • As aprendizagens de crianças rurais em grupos de diferentes faixas etárias ou idades mistas e seu uso na experiência escolar multisseriada

    Patrícia Ames Ramello
    59-69
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23499
  • Los aprendizajes de los niños rurales en grupos multiedad y su uso en la experiencia escolar multigrado

    Patrícia Ames Ramello
    60-69
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23500
  • Invertendo a ordem geracional: a relação das crianças da zona rural de Orobó (PE) com as novas TIC’s

    Patrícia Oliveira S. dos Santos, Maria de Assunção Lima de Paulo
    70-82
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23501
  • Invertiendo el orden geracional: la relación de los niños de la zona rural de Orobó (PE) con las nuevas TIC

    Patrícia Oliveira S. dos Santos, Maria de Assunção Lima de Paulo
    70-82
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23502
  • Ser criança em movimento: ontologias e alteridade na pesquisa com crianças

    Gustavo Belisário d’Araújo Couto, Antonádia Monteiro Borges
    83-93
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23504
  • Ser niño en movimiento: ontologías y alteridad en la investigación con niños

    Gustavo Belisário d’Araújo Couto, Antonádia Monteiro Borges
    83-93
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23506

ESPACIO ABIERTO

  • Educação democrática, sem medo e sem mordaça

    Andréa Martello, Jane Santos da Silva, Gaudêncio Frigotto
    94-110
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23508
  • Educación democrática, sin miedo y sin mordaza

    Andréa Martello, Jane Santos da Silva, Gaudêncio Frigotto
    94-110
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23509

RESEÑAS

RELEVAMIENTO BIBLIOGRÁFICO

  • Levantamento Bibliográfico

    Equipe Editorial
    121-124
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23514
  • Relevamiento bibliográico

    Equipo Editorial
    121-124
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23515