Bd. 24 Nr. 44 (2020): Dossiê Na sala de aula: Literatura para quê e para quem?
Este número da revista foi pensado antes que nossas vidas fossem devastadas pela pandemia provocada pelo Coronavírus e foi divulgado exatamente quando ela atingiu o seu auge. Portanto, alguns artigos já foram contaminados, iniciando uma reflexão que, sem dúvida, terá mais à frente o aprofundamento devido. Partindo da provocação inicial do clássico texto de Antonio Candido, “Direito à literatura”, foram selecionados textos que discutiram criticamente a atualidade do direito à literatura, envolvendo questões teóricas, metodológicas e críticas acerca do ensino de literatura no Brasil contemporâneo, de modo que pudessem compor um leque de abordagens que refletisse quais seriam os principais desafios desse vasto campo que denominamos “ensino de literatura”. São artigos que discutem as transformações geradas pelo avanço das tecnologias e meios de comunicação e a formação dos leitores, que aparece como uma das preocupações recorrentes e atravessa todos os níveis de ensino. A reflexão se estende sobre a formação do cânone literário e a presença do ensino da literatura também nos cursos de Letras. Os desafios contemporâneos não são pequenos, e mesmo que pareça um paradoxo por tantas transformações que eles implicam, ainda atestam a atualidade das questões apresentadas. É disso que tratamos nesse volume.
Organizadores: Alexandre Pilati (UnB), Eleonora Ziller Camenietzki (UFRJ) e Irenísia Torres de Oliveira (UFC)