Vol. 17 No. 38 (2022): Reflexões e debates da educação contemporânea
Reflexões e debates da educação contemporânea

Editorial

Ana Pires do Prado
1-3
Editorial
https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.51656
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.51656

Artigos

Sameh Dellai
4-39
Décrochage et déviance scolaires: approches critiques
https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.47810
PDF PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.47810
Kelling Cabral Souto, Cristina Maria Carvalho Delou
40-63
Ensino remoto vivenciado por estudantes superdotados do Rio de Janeiro
https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.45911
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.45911
Evaneide De Brito Feitosa Aguiar, Regina Célia Mendes Magalhães, Maria Eunice Araújo
64-78
Os jogos como atividades lúdicas para o estudante surdo
https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.42164
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.42164
Isabela Lemos de Lima Cascão, Amália Neide Covic
79-96
Luta por reconhecimento do aluno enfermo na oncologia
https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.43426
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.43426
Wesley Piante Chotolli, Ana Paula Leivar Brancaleoni
97-115
Performatividade e gênero: configurações do masculino e feminino no cotidiano escolar
https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.43133
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.43133
Susana Schneid Scherer
116-131
Performatividade e a fragmentação do trabalho docente na escola pública
https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.42628
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.42628
Emmanuela Lúcia de Queiroz Pimenta Dantas, Hilderline Câmara de Oliveira
132-153
Formação de competências: percepção de professores no ensino superior
https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.43552
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.43552
Josiane Bertoldo Piovesan, Francisco Nilton Gomes de Oliveira, Daniela Tonús
154-166
Trajetória formativa dos professores da saúde atuantes em curso técnico
https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.45787
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.45787
Carla Chagas Ramalho, Rafaela Vitória Gomes Cardoso, Fernanda de Souza Cardoso, Adrielle Barbosa Rodrigues
167-188
Propostas curriculares dos cursos de Educação Física em Minas Gerais
https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.45686
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.45686
Renee Volpato Viaro
189-206
Militarização escolar, disciplina e subjetividades: reflexões a partir de Foucault
https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.44869
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.44869
Maicon Donizete Andrade Silva
207-227
Pedagogia histórico-crítica: premissas emancipatórias para a prática educativa
https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.42591
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.42591

Resenhas

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira
228-232
As epistemologias do sul e o fim do império cognitivo
https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.35471
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.35471