Vol. 18 No. 41 (2023): Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Editorial

Ana Pires do Prado
2-4
Editorial
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.55803
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.55803
Wagner dos Santos, Marciel Barcelos, Denilson Junio Marques Soares
5-8
Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.58139
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.58139

Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Gavin Thomas Lumsden Brown
9-53
The psychology of evaluation: Addressing the pressures teachers face
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54691
PT-BR (Português (Brasil)) EN (English)
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54691
Víctor Manuel López-Pastor, Teresa Fuentes Nieto, Carla Fernández Garcimartín, Miriam Molina Soria Molina Soria, Cristina Pascual Arias
54-74
Importancia de la evaluación formativa en formación inicial del profesorado: revisión de lecciones aprendidas
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54774
ES (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54774
Mariana Sarni Muñiz, José Luis Corbo Bueno, Javier Noble Guardia, Franco Cal Olgues
75-94
Evaluación educativa y educación física: conceptos y dinámicas de asociación
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54780
ES (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54780
Berenice Morales González
95-113
Concepciones docentes y metacognición, dos principios de la alfabetización evaluativa
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54823
ES (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54823
Carla Fernández Garcimartín, Víctor Manuel López Pastor, Teresa Fuentes Nieto, David Hortiigüela Alcalá
114-133
How students use rubrics in final year projects in teacher education
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54377
PT-BR (Português (Brasil)) EN (English)
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54377
Claudio Bonel, Jardelino Menegat
155-168
Avaliação processual: um relato de experiência na pós-graduação lato sensu
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54619
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54619
Luana Ferrarotto, Jean Douglas Zeferino Rodrigues
169-188
A OCDE e os sistemas de avaliações externas: exemplos e recomendações ao Brasil
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54679
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54679
Diego Tarcísio Matos de Sousa e Souza, Nayane Moia de Freitas, Rodrigo Lema Del Rio Martins, Marciel Barcelos
189-209
Avaliação na educação infantil: um estudo de caso em uma instituição de ensino na região Norte
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54761
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54761
Sammela Rejane de Jesus Andrade
210-225
A avaliação educacional Saese no contexto da alfabetização
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54787
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54787
Aysllan de Sousa Sobrinho, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
226-246
Políticas educacionais de avaliação em larga escala no Brasil: o Enem em foco
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54703
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54703
Talita Emidio Andrade Soares, Denilson Soares, Wagner dos Santos
247-267
O Saeb e a efetivação de uma cultura política de accountability na educação brasileira
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54742
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54742
Ana Cléia Gomes da Silva, Rosilene Lagares, Marciel Barcelos Lano
268-289
Accountability e os tensionamentos na educação pública municipal de Palmas (TO)
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54798
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54798

Artigos

Janaina Alves Farias, Márcia Lopes Reis
290-304
Educação integral no estado de São Paulo: conceitos e modelos
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54940
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54940
Pedro Henrique Souza Nascimento, Leticia Cavassana Soares
305-326
Aprendizagem significativa: utilização de imagens em livros didáticos de Biologia
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.50588
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.50588
Késsia Mileny de Paulo Moura, Sérgio Roberto Kieling Franco
327-345
Narrativa transmídia na formação de professores: produções e potencialidades
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54981
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54981
Renata Ferreira Spíndola de Miranda, Bruna da Penha de Mendonça Coelho, Ana Beatriz Bueno de Jesus
346-367
Práticas educativas e trabalho docente no Brasil em tempos pandêmicos
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.50062
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.50062
José Conceição Silva Araujo, Maria Juliana Chaves de Sousa
368-386
Pedagogia da alternância, Gramsci e a formação dos intelectuais camponeses no Brasil
https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.55803
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.55803