Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
FAQ
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 26 No. 40 (2020): Políticas e Arte
Vol. 26 No. 40 (2020): Políticas e Arte
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n40
Published:
2020-12-02
Full Issue
PDF (Português (Brasil))
Editorial
POLÍTICAS E ARTE / Politics and Art
Felipe Scovino e Rogéria Ipanema
8-15
PDF (Português (Brasil))
Artigos
MULHERES ARTISTAS URBANAS: OPERAÇÕES DE RESISTÊNCIA COMO POÉTICA DE DIPNOICO / Urban women artists: resistance operations as poetic of dipnoic
Jo A-mi
17-29
PDF (Português (Brasil))
O CORPO FEMININO NA TELA: DESAFIOS POLITICO-AFETIVOS E OS SENTIDOS POÉTICOS NA REALIZAÇÃO DE UM CURTA-METRAGEM / The female body on-screen: political-affective challenges and poetic meanings in the making of a short film
Júlia Machado
31-43
PDF (Português (Brasil))
(DES)MONTAGEM DE CORPOS: NUDEZ, EROTISMO E FRAGMENTO / Assembly of bodies: nudity, eroticism and fragment
Daniela Queiroz Campos
45-61
PDF (Português (Brasil))
IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: UM OLHAR ACERCA DA GENEALOGIA DA ARTE DA PERFORMANCE NEGRA / Identity and resistance: a look at the genealogy of black the art of performance
Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi
63-75
PDF (Português (Brasil))
ESTAÇÃO ADÍLIO: POR UMA POLÍTICA DA MEMÓRIA A CORPOS INVISIBILIZADOS / Estação Adílio: towards a politics of memory for invisibilized bodies
Pedro Caetano Eboli Nogueira
77-91
PDF (Português (Brasil))
PLAS AYITI (PROJETO NEON): UMA POLÍTICA DAS IMAGENS / Plas Ayiti (neon project): the politics of images
Felipe Cardoso de Mello Prando
93-105
PDF (Português (Brasil))
PONTE BEZERRA DA SILVA A ARTE PÚBLICA PROVOCANDO O SENSO COMUM / Bezerra da Silva’s bridge Public art provoking common sense
Pilar Pinheiro Sanches
107-121
PDF (Português (Brasil))
ARTE AMAZÔNICA, COSMOLOGIA E AÇÃO POLÍTICA / Amazonian art, cosmology and political action
Daniella Crespim Villalta
123-139
PDF (Português (Brasil))
A "PERDA DE SI" NA DESCOLONIZAÇÃO DO PROCESSO CONTEMPORÂNEO DE PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA / The “loss of self” in the decolonization of the contemporary process of photographic production
Daniela Tavares Paoliello
141-153
PDF (Português (Brasil))
A APROPRIAÇÃO, PASTEURIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DA PRECARIEDADE ANALÓGICA PELA INDÚSTRIA DA FOTOGRAFIA DIGITAL / The appropriation, pasteurization and mercantilization of analogue precariety by the digital photography industry
Paula Davies Rezende
155-171
PDF (Português (Brasil))
O PAPEL DO MERCADO NA LEGITIMAÇÃO ARTÍSTICA E ALGUNS REFLEXOS PARA HISTÓRIAS DA ARTE EM CONSTRUÇÃO / The role of the market for artistic legitimation and some reflexes for art histories under construction
Bruna Fetter
173-183
PDF (Português (Brasil))
GALERIAS ON-OFF: MERCADO DA ARTE E (RE)CONFIGURAÇÕES / ON-OFF galleries: art market and (re)configurations
Andrea Capssa
185-199
PDF (Português (Brasil))
CONTEXTOS DE CENSURA ÀS ARTES VISUAIS NO BRASIL: DUAS APROXIMAÇÕES / Visual arts censorship contexts in Brazil: two approaches
Juliana Proenço de Oliveira
201-215
PDF (Português (Brasil))
“CHAPA BRANCA” NA BEIJA-FLOR, O GRANDE DECÊNIO NA AVENIDA EM 1975 / “White Plate” in Beija-Flor, the great decene on the avenue in 1975
Carlos Carvalho da Silva
217-231
PDF (Português (Brasil))
A MINIMAL ART COMO PROJETO POLÍTICO: O CASO DA 8ª BIENAL DE SÃO PAULO / Minimal Art as a political project: the case of the 8th São Paulo Biennial
Guilherme Moreira Santos
233-245
PDF (Português (Brasil))
LEMBRAR PARA NÃO ESQUECER: ARTE E POLÍTICA NO SALÃO PRETO E BRANCO (1954) / Remember to not forget: art and politics in the Salão Preto e Branco (1954)
Shannon Botelho
247-259
PDF (Português (Brasil))
PELAS RUAS DO MAGREBE: ORIENTALISMO NO BRASIL AO FINAL DO SÉCULO XIX / Walk through the streets of the Maghreb: orientalism in Brazil at the end of the 19th century
Camila Carneiro Carneiro Dazzi
261-281
PDF (Português (Brasil))
VISUALIDADE E POLÍTICA A PARTIR DE FOUCAULT / Visuality and politics from Foucault
Marcos Namba Beccari
283-295
PDF (Português (Brasil))
ARTE E NOMADOLOGIA / Art and nomadology
Veronica Miranda Damasceno
297-309
PDF (Português (Brasil))
Dossiê
ARTE E DISTOPIA: MEMÓRIAS FUTURAS, ENTRANHAS E FISSURAS / Art and dystopia: future memories, entrails and fissures
Eliska Altmann; Felipe Scovino e Sabrina Parracho Sant’Anna
311-317
PDF (Português (Brasil))
BEHEMOTH LEVANTA-SE NOVAMENTE: REFLEXÕES SOBRE O FASCISMO NO SÉCULO XXI / Behemoth rises again: reflections on 21st-Century Fascism
Andreas Huyssen
319-331
PDF (Português (Brasil))
DESCAMINHOS E DESESPERANÇA: O BRASIL DE LUIZ RUFFATO EM VERÃO TARDIO / Aimless and hopelessness: the Brazilian middle classes in the novel Verão Tardio
Enio Passiani
333-345
PDF (Português (Brasil))
MANHÃ CINZENTA: SOCIOLOGIA E CINEMA / Gray morning: sociology and cinema
Mauro Luiz Rovai
347-359
PDF (Português (Brasil))
A LÍNGUA DAS ONÇAS E DAS LONTRAS / The language of jaguars and otters
Renata Marquez
361-373
PDF (Português (Brasil))
CONEXÕES DE CURA NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA / “Cure” connections in contemporary Brazilian art
Guilherme Marcondes
375-391
PDF (Português (Brasil))
SEREIAS DISTÓPICAS. UM ENSAIO SOBRE A RELEVÂNCIA DA DISTOPIA NAS CRIAÇÕES ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS PORTUGUESAS / Dystopian mermaids: an essay on the relevance of dystopia in contemporary Portuguese artistic creations
Paula Guerra
393-407
PDF (Português (Brasil))
Resenha
FERNANDA GOMES: UM ORGANIZAR SEM NOME / Fernanda Gomes: a nameless sorting out
Matheus Madeira Drumond
409-413
PDF (Português (Brasil))
Edição completa
POLÍTICAS E ARTE / Politics and Art
Ver ou baixar a edição completa
1-413
PDF (Português (Brasil))
Language
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians